Universitários têm auxílio de R$ 2,2 milhões

Recursos são investidos pela Prefeitura de Iturama para concessão de bolsas de estudo e transporte gratuito até faculdades da região

Montagem_site
Universitários falam sobre benefícios concedidos pela Prefeitura

A formação profissional é, sem dúvida, o caminho mais garantido para ingressar no competitivo mercado de trabalho, principalmente, para os jovens que buscam o primeiro emprego. Pensando nisto e para assegurar que centenas de ituramenses tenham capacitação adequada por meio da formação universitária plena, a Prefeitura de Iturama oferece o “Programa de Auxílio Financeiro para os Alunos de Baixa Renda Familiar que Cursam o Ensino Superior”, implementado pelo prefeito Cláudio Tomaz de Freitas (PSC), por meio da aprovação - pela Câmara Municipal -, da Lei n.º 3.804, de 18 fevereiro de 2009, alterada pela Lei n.º 3.845, de 7 de julho de 2009.

A iniciativa é voltada para alunos que buscam ingressar ou já ingressaram na Faculdade Fama ou nos cursos telepresenciais da Unip (Universidade Paulista). Paralelamente, para os universitários que cursam o ensino superior em faculdades da região – Votuporanga, Jales, Santa Fé do Sul e Fernandópolis -, o transporte é totalmente gratuito. Com ambas as iniciativas, o investimento anual ultrapassa os R$ 2,2 milhões.

Para o prefeito Cláudio Burrinho investir no setor da Educação é a forma mais apropriada de possibilitar o desenvolvimento de uma nação. “Somente por meio da educação é que podemos minimizar as diferenças sociais e permitir que todos tenham as mesmas oportunidades, independente da classe econômica que são enquadradas. Com essa premissa, não vamos medir esforços para atender cada vez melhor aqueles que têm interesse em cursar uma faculdade. Certamente, estaremos sempre pensando em projetos que possam atender nossos alunos, como já fazemos hoje. O Programa de Auxílio Financeiro é um exemplo de toda a preocupação que temos com a formação de nossos jovens. O transporte gratuito vem para complementar este trabalho”, ressalta o prefeito.

Lei

A Lei n.º 3.804 foi proposta pelo prefeito Cláudio assim que verificou a necessidade de melhor assistir os universitários de Iturama. No ano passado foram cerca de R$ 1 milhão apenas para atender os bolsistas inseridos no Programa Bolsa Auxílio, um total de 500 assistidos. Outros R$ 1.215.768 foram destinado para o transporte escolar – 810 universitários. “Conseguimos fazer um investimento alto porque priorizamos o setor da Educação, isso mesmo com o corte de repasses financeiros vivenciado no ano passado pela maioria dos municípios”, diz o prefeito.

Programa

Pelo Programa Auxílio Financeiro cada aluno beneficiado tem direito a uma bolsa de R$ 200, caso opte pelos cursos da Fama. Já os universitários da Unip têm R$ 100. As inscrições para os interessados são abertas duas vezes ao ano, em janeiro e julho, e para que os alunos continuem sendo beneficiados é preciso que cumpram algumas exigências, como por exemplo, manter bom desempenho educacional. Só podem pleitear o benefício àqueles que residem em Iturama pelo menos há dois anos.

Além do transporte gratuito e dos descontos direcionados a alunos da Fama e da Unip, os universitários ituramenses têm outros percentuais de descontos em universidades da região por meio de parcerias viabilizadas pela Prefeitura de Iturama e pela Associação dos Universitários de Iturama (Assunivi): alunos da FEF têm 25% de desconto; os da Unifev têm 15%; os da Unijales, 50%; e os da Unicastelo, 10% de desconto.

Informações

Outras informações sobre como ser beneficiado pelo Programa Auxílio Financeiro podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Educação e Cultura pelos números (34) 3411 9577 e (34) 3411 9580, falar com Lúcia. Informações sobre o transporte gratuito pelo 3411 5001 – Assunivi.

Universitários falam sobre benefícios

“Com o benefício oferecido pela Prefeitura de Iturama os gastos que temos enquanto cursamos a faculdade é consideravelmente menor. Isso reflete positivamente no orçamento familiar. Glauciele Cristina da Silveira, reside no Distrito de Alexandrita, faz o 1° ano de Matemática na FEF- Fundação Educacional de Fernandópolis SP

“Se o transporte universitário não fosse gratuito não teria a possibilidade de estudar. Este benefício me ajuda muito.” Daniela Cypriani, de Iturama, do 1° ano de Nutrição na FEF -Fundação Educacional de Fernandópolis

“A ajuda que temos da Prefeitura de Iturama com o transporte e bolsa de estudo é sem dúvidas um grande benefício sentido por todos os universitários atendidos”. Paulo Augusto Vilela dos Santos, reside no município de Iturama, faz o 1° ano de Enfermagem na FEF- Fundação Educacional de Fernandópolis SP