UFTM - Mais um passo é dado para instalação de campus de R$ 39 milhões em Iturama

Previsão é que projeto torne-se realidade no município até o ano de 2012; Cláudio Burrinho vai a Brasília e ressalta apoio de parlamentares

IMG_0413

A instalação do campus da UFTM (Universidade Federal do Triangulo Mineiro) em Iturama foi foco de uma coletiva na manhã desta sexta-feira, dia 26 de novembro, no gabinete do prefeito Cláudio Tomaz de Freitas (PSC), o Cláudio Burrinho. A estimativa é que o projeto seja uma realidade no município até o ano 2012, tema que também foi abordado por Cláudio Burrinho no Ministério da Educação nesta quarta-feira, oportunidade pela qual o prefeito foi acompanhado por uma comitiva de Iturama e pelos deputados federais Aelton Freitas (PR) e Gilmar Machado (PT).

O presidente do Diretório Municipal do PT em Iturama, Ubaldo Aparecido de Assis, presente na coletiva e que fez parte da comitiva que esteve em Brasília nesta semana, diz ter trazido um balanço positivo da reunião realizada na Capital Federal. Para ele, Iturama está à frente em relação às demais cidades que pleiteiam um dos campi da UFTM.

“Estou confiante de que o nosso município será contemplado com a extensão do campus da Universidade, sobretudo, porque sabemos que é proposta de Dilma Rousseff dar continuidade aos projetos de Lula que prevêem novas extensões de universidades e escolas técnicas em cidades do Interior do País. O prefeito Cláudio Burrinho tem apoiado grandes projetos que têm beneficiado à comunidade e sei que este é um passo muito importante para obtermos mais uma conquista no setor habitacional.”

Cláudio Burrinho lembra que a busca para que Iturama tenha uma estrutura da UFTM faz parte de uma luta de longa data. “Estamos prestes a atingir este objetivo. Temos apoio dos deputados Gilmar Machado e Aelton Freitas. Inclusive, o deputado Aelton se comprometeu a fazer doação de um terreno particular para a implantação do campus. Trata-se de um grande projeto, por isso demanda de tempo e dinheiro, cerca de R$ 39 milhões. Estivemos em Brasília em uma semana muito importante, período em que as emendas parlamentares para 2011 foram apresentadas. Fizemos uma série de contatos, todos que nos deixaram com expectativas muito positivas.”

Inaugurações

O prefeito aproveitou a oportunidade para convidar a comunidade para as inaugurações que serão realizadas em dezembro: a Unidade Básica de Saúde “Prefeito Alípio Soares Barbosa”, no dia 10 de dezembro, às 10h, na Avenida da Saudade n.º 431, bairro Alto da Boa Vista; o Centro de Educação Infantil “Dona Ritinha”, no dia 13 de dezembro de 2010, às 10h, na Avenida 01, n.º 239, bairro Newton Cardoso; e a Unidade Básica de Saúde “Rui Nogueira Ramos”, também no dia 13 de dezembro, logo após a inauguração da Creche “Dona Ritinha”, na Rua Dr. Sérgio da Cunha Garcia, n.º 206, Newton Cardoso.

“É uma satisfação muito grande poder entregar estes projetos para a comunidade e anunciar que mais obras serão inauguradas e iniciadas em 2010, como por exemplo, um Pronto Socorro, creches, pavimentação asfáltica para a comunidade de Alexandrita e a retomada do recapeamento das áreas centrais de Iturama. Para 23 de agosto de 2010 programamos a entrega das galerias e asfalto no Amazonas. Outro projeto é a revitalização da nossa Prainha que pretendemos reinaugurar em janeiro. Todas as ações são pensadas para melhorar a qualidade de vida de toda a comunidade.”

Elizandra Manfrim Magossi