Cláudio Burrinho solicita apoio da comunidade no combate ao Aedes aegypti

Pedido foi feito em coletiva nesta sexta-feira para que Iturama fique fora das estatísticas do Estado, já consideradas alarmantes

IMG_0444

Segundo estimativas do governo Estadual, o número de casos de dengue em 2011 será de 550 mil em Minas Gerais, podendo chegar a 2 milhões quando considerados os casos não registrados, de pessoas que mesmo com os sintomas não procuram o atendimento médico. Já neste ano, os casos registrados poderão chegar a 250 mil.

Os dados foram anunciados nesta sexta-feira pelo diretor do Centro de Controle de Zoonoses de Iturama, Jiuliano Barbosa Gonçalves, no gabinete do prefeito Cláudio Tomaz de Freitas (PSC), durante coletiva à imprensa de Iturama, oportunidade em que a comunidade foi convocada por Cláudio Burrinho para que o município fique fora das “estatísticas alarmantes”.

As antigas dicas ainda são as mais válidas, como por exemplo, limpar calhas, tampar as caixas d’água, colocar areia nos vasos de plantas e descartar adequadamente todo o lixo e entulho. A principal medida é eliminar a água parada de todos os recipientes que possam servir de criadouro para o mosquito transmissor da doença (Aedes aegypti).

“Oitenta e cinco por cento dos criadouros do mosquito Aedes aegypti estão dentro das residências. As pessoas não devem esquecer que a dengue pode matar e o empenho da comunidade é indispensável. Dados recentes sobre a doença no Estado de Minas Gerais foram discutidos nesta semana, na Gerência Regional de Saúde, números nos colocaram em alerta, principalmente, nos períodos chuvosos.”

Segundo Gonçalves, a equipe do Centro de Controle de Zoonoses tem trabalhado ininterruptamente. “Recentemente, entre o período de 9 a 18 de novembro, realizamos um amplo mutirão no município e no Distrito de Alexandrita para retirarmos das residências e quintais lixos e entulhos que podem servir de criadouros para o Aedes aegypti, quando foram recolhidas 30 toneladas de resíduos sólidos. Diariamente, visitamos entre 25 a 30 residências e cada uma delas é inspecionada quatro vezes por ano. Há ainda o fumacê, que é a aplicação de inseticida.”

Cláudio Burrinho ressaltou que investimos foram feitos para auxiliar a equipe de agentes. “Além de todas as ações periódicas, adquirimos uma perua e três motos zero quilômetro para facilitar o serviço de combate em diferentes localidades de Iturama. Mas, precisamos que a comunidade esteja sempre engajada contra o mosquito transmissor para mantermos a doença longe de nossa sociedade.”

O prefeito informou que debaterá com o Legislativo de Iturama formas eficazes para assegurar que áreas particulares estejam sempre limpas. “As áreas públicas são mantidas sempre livres de recipientes que possam acumular água. Queremos que o mesmo ocorra com as particulares. A comunidade deve se conscientizar que a dengue pode matar e que o controle depende de todo nós.”

Elizandra Manfrim Magossi