Segunda-feira, dia 11, começa a  3ª etapa da campanha de vacinação contra a gripe

Segunda-feira, dia 11, começa a 3ª etapa da campanha de vacinação contra a gripe

A data de início da terceira etapa da campanha de vacinação contra a gripe foi alterada para a próxima segunda-feira (11), em Iturama, conforme informou a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Setor de Imunização.

Segundo comunicado recebido do Ministério da Saúde, a terceira fase, que teria início neste sábado (9), começará na segunda-feira (11), e ainda com alteração em relação aos grupos prioritários.

No primeiro momento, serão os seguintes: crianças de seis meses a menores de seis anos de idade, pessoas com deficiência, gestantes e as puérperas, ou seja, as mulheres que tiveram bebês em até 45 dias.

Já a partir do dia 18 deste mês de maio, a terceira fase passará a abranger também os outros grupos, como os adultos de 55 a 59 anos e os professores das escolas públicas e privadas.

A previsão de encerramento da campanha nacional de vacinação contra a influenza é para 5 de junho.

De acordo com a Coordenadora de Imunização do Município, Aline Bastos Mustafé, a dose da vacina estará à disposição em todas as Unidades Básicas de Saúde de Iturama e Alexandrita, das 07 às11 e das 13 às 16 horas.

O Ministério da Saúde estabelece que a meta é vacinar 90% de cada grupo prioritário e dá autonomia ao município para que organize as ações de vacinação conforme a realidade local, levando em conta o alcance da cobertura vacinal, a sustentabilidade dos serviços de saúde e a avaliação do cenário epidemiológico para a Covid-19.

Cabe ressaltar que a vacina não protege contra a Covid-19. A dose protege contra os vírus influenza A (H1N1)pdm09, A(H3N2) e influenza B. Pelo fato de os sintomas de ambas as doenças serem semelhantes, a intenção de imunizar os grupos prioritários é de minimizar o impacto sobre os serviços de saúde e auxiliar na exclusão de diagnósticos de coronavírus.