Segunda edição do Itugospel será lançada na Feira Cultural

 

Equipe organizadora divulga evento neste sábado e domingo;

mais de 30 mil pessoas são esperadas em 2010

 

DSC_0454
Arquivo                       1.ª edição do evento,  em 2009, reuniu 30 mil pessoas
 

A cerca de três meses da 2.ª edição do Itugospel, evento evangélico que reúne em Iturama fiéis de toda a região e até de outros estados, os organizadores já fecharam a grade de shows e definiram para o próximo dia 1.º de maio, durante a X Feira Cultural Iturama e Região Mostram seus Talentos, o lançamento oficial.  

 

A 2.ª edição, que será aberta no dia 5 de agosto, promete novidades. Todos os dias, a programação será aberta com coreografias (dança) e serão apresentados teatros bíblicos - peças encenadas no palco do evento, na Praça do Santuário -, além de mensagens, festival e de show com a Banda Opus Dei, sucesso nacional e internacional da música gospel.

 

 

Para falar um pouco mais sobre um dos maiores eventos da música gospel de toda a região, a equipe do Departamento de Comunicação da Prefeitura de Iturama, patrocinadora do evento, entrevistou o presidente do Itugospel, Ademilton Alves Leal.   

 

Departamento de Comunicação - Esta será a segunda edição em Iturama. Tendo como base a realizada no ano passado, qual a expectativa de público?

Ademilton Alves Leal - A expectativa de público para este ano, com certeza, é maior que no ano passado. No ano anterior tivemos a participação da cantora Aline Barros que trouxe um grande público. Mas, temos de considerar que em 2009, na mesma época do evento, estávamos passando pelo grande problema da gripe H1N1, que deixou muitas pessoas em dúvida quanto à presença. Mas, mesmo assim, tivemos um público de cerca de 30 mil pessoas nos quatro dias de evento.

Agora, esperamos pessoas do Triângulo Mineiro, Noroeste Paulista, Mato Grosso e Goiás. Para este ano, Jales, Fernandópolis, São José do Rio Preto, Promissão, Paranaíba, Ouroeste, Populina, Frutal, Limeira do Oeste, União de Minas, Carneirinho, São Francisco de Sales, Itapagipe e Campina Verde são as cidades que já confirmaram caravanas - num total de 27 ônibus. Nossa expectativa de público para os quatro dias de evento neste ano é acima das 30 mil pessoas presentes em 2009. Não temos mais o problema da gripe H1N1, hoje controlada. Temos também de considerar o sucesso do 1º evento que se espalhou pela região fazendo com que o evento se tornasse referência. No ano passado tivemos informações de pessoas que alugaram casas em Iturama para ficar a semana toda do evento. Os hotéis lotaram, muitas famílias hospedaram parentes, enfim, movimentou a nossa cidade fazendo com que isso gerasse lucros ao comércio local.

 

Comunicação - Para quem ainda não conhece o evento, como você o descreveria? Qual o objetivo?

Leal - Para quem não teve a oportunidade de estar na primeira edição do Itugospel, ou ainda não conhece, o evento é ecumênico para todos os cristãos de Iturama, Alexandrita e região. Sempre falo: se você crê e tem Jesus Cristo como seu único e suficiente Salvador” é pra você esse evento.

O objetivo é procurar atender as necessidades sociais do homem com práticas beneficentes e serviços, utilizando os dons que Deus confiou em nossas mãos. Aprimorar, desenvolver e promover a cultura musical gospel em nossa cidade e região, ter como propósitos adorar e louvar a Deus, alcançar vidas com o evangelho de Jesus Cristo e promover a comunhão do Corpo de Cristo também são metas.

 

Comunicação - Como você vê o crescimento da música gospel no cenário fonográfico nacional?

Leal - É visível o crescimento no Brasil. Podemos acompanhar nas rádios e na TV que a música gospel vem sendo reconhecida e pedida cada vez mais pelo público em geral. Programas de audiências e reconhecidos da mídia nacional têm hoje apresentado artistas da música gospel e criado programas gospel visando atender o grande público evangélico que representa no Brasil quase 30% da população - aproximadamente 55,4 milhões de brasileiros evangélicos. No mercado fonográfico, segundo a Associação Brasileira de Produtores de Disco (ABPD), a música gospel nacional ocupa a segunda colocação entre os gêneros musicais campeões em venda. Em 2009 o seguimento movimentou mais de R$ 150 milhões do total de R$ 652,1milhões adquiridos no mercado musical (25,3%), com a venda de mais de 180 milhões de unidades de CDs e DVDs no Brasil. Aqui considero os grandes nomes da música gospel em 2009 como Ariane, Eyshyla, Marco Aurélio, Nani Azevedo, André Valadão, Banda Opus Dei, Fernandinho, Lázaro, Aline Barros, Régis Danese, Silas Malafaia entre outros.


Comunicação- Para os fiéis, no seu ponto de vista, o que isso representa?

Leal - Isso representa uma grande vitória do povo de Deus, ou seja, a Graça de Deus manifestada em todo o povo para a honra e a glória de Deus.

 

Comunicação - Percebemos que grande parte do público é formada por pessoas jovens. Atrair os jovens é uma das metas do festival?

Leal - Não apenas o público formado por jovens. A meta é atrair o público em geral. Pessoas de diferentes idades e crenças.

 

Comunicação - Como surgiu a ideia de realizar o Festival em Iturama?

Leal - A ideia é que a população evangélica participe e mostre o seu talento. Sabemos que grande parte dos talentos da música está nas igrejas. Esta é uma boa oportunidade para eles expressarem seus dons. Podemos revelar artistas que venham a se destacar no cenário nacional. Tenho a intenção de, nos próximos anos, não só eu, mas o prefeito Claudio Burrinho também, de oferecer a gravação do CD para o campeão do festival. Ainda não temos condições, mas planejamos para os próximos anos possibilitar isto como prêmio. Neste ano, o festival será dividido em três categorias: “Solo Adulto”; Dupla ou Grupo (adulto) e InfantoJuvenil, para uma ampla participação. As inscrições poderão ser feitas a partir do dia 7 de junho no escritório do Itugospel, na Rua Ituiutaba, 1.199, anexo ao prédio da Prefeitura de Iturama.

 

Comunicação - Como foi definida a programação?

Leal - Neste ano estamos com muitas novidades e tenho certeza que será um grande sucesso. O evento será nos dias 5, 6, 7 e 8 de agosto. No dia 5 haverá o Festival de Música Gospel, teatros e coreografias abrem o evento. Dia 6 e 7 e 8 a Banda Opus Dei será a atração. O evento será realizado na Praça Padre José Alves (Santuário), com início às 20h todos os dias. Os shows com a banda Opus Dei estão previstos para serem apresentados a partir das 21h30.

 

Comunicação - Para a abertura foi pensado algo especial?

Leal - Sim, estamos preparando uma coreografia e uma peça teatral especial para a abertura do evento neste ano.

 

Comunicação - Mais informações?

Leal - Quero aqui aproveitar a oportunidade e agradecer primeiramente a Deus por nos ter confiado este grande trabalho e ter colocado em nossas mãos uma grande missão que é o “ide”, ou seja, uma forma de anunciar o evangelho do Senhor. Quero também agradecer ao Prefeito Claudio Burrinho e ao vice Anderson Golfão pela iniciativa de abrir este espaço para a comunidade evangélica Cristã, que hoje representa uma população importante no Brasil e, principalmente, em nossa cidade. Em Iturama, 26% da população, conforme levantamento feito pela diretoria do Itugospel, é evangélica. Constatamos, entre fevereiro de 2009 e fevereiro de 2010, um crescimento no número de fiéis de 1,4% em nosso município.

Não podemos nos esquecer de fazer um convite especial a todo: que participem do lançamento da 2º edição do Itugospel nos dias 1º e 2 de maio, sábado e domingo, durante a X Feira Cultural Iturama e Região Mostram seus Talentos, onde estaremos com uma tenda para expor o evento aos visitantes da feira. Teremos o material de divulgação do 2º Itugospel, banners sobre como foi a 1ª edição e camisetas do evento à venda.

 

Assessoria de Comunicação

Elizandra Manfrim Magossi

Tel: 34 3411 9512

e-mail – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Prefeitura de Iturama – www.iturama.mg.gov.br