Secretaria de Administração visa economizar recursos e investir em qualidade de vida

Fimiano - entrevistaUma nova gestão, uma nova forma de administrar.


À frente da Secretaria de Administração, Firmiano Diniz Borges contou que tem por metas definidas pelo prefeito Anderson Golfão o controle de gastos e a responsabilidade de inserir novos procedimentos nas ações desenvolvidas pela prefeitura de Iturama. Tudo com o objetivo de gerar economia para o município, equilibrar as contas públicas e investir no bem-estar da população. Durante os 100 primeiros dias de governo a regra é construir um planejamento estratégico e definir projetos que vão nortear os passos da administração para os próximos quatro anos.


Como mudanças já adotadas estão a centralização do almoxarifado, dos setores de transportes e de compras e o monitoramento dos itens que saem e chegam à prefeitura. “As vantagens dessas alterações é que nos permitem ter um maior controle dos gastos. É possível conferir os pedidos de cada secretaria, analisar a viabilidade e verificar o que nos foi entregue após as compras”, disse Firmiano. Além disso, existem projetos que serão capazes de reduzir em até 70% os custos com telefone, informática e o consumo de água. “Tudo para que tenhamos uma economia cada vez maior”, afirmou.


Para evitar que a dívida do município aumente, as compras de materiais, equipamentos, entre outros produtos serão feitas exclusivamente de acordo com a disponibilidade financeira do município. Segundo levantamentos feitos, em apuração extraoficial, são cerca de R$ 45 milhões em dívidas que foram herdadas da gestão anterior. Com isso, o principal foco neste momento é de gerar economia para poder efetuar o pagamento do mês de dezembro dos funcionários públicos. “Essa foi uma orientação do prefeito Anderson Golfão. Não vamos dar um passo maior do que a perna. Só iremos efetuar as compras de acordo com o nosso caixa. Ou seja, aquisições que temos condições de pagar”, ressaltou.


Para alcançar as metas propostas e chegar aos resultados esperados Firmiano destacou que o investimento inicial foi feito na montagem de uma equipe especializada para executar os serviços. Agora, André Luiz Borges será responsável pelo setor de compras, Júlio Diniz com patrimônio e almoxarifado, Fernando Sanches com logística e frotas, Marcelo Reis com os serviços gerais e Lívia Malta no setor de licitações. “Todos são especialistas nas funções que irão desempenhar”, finalizou.