Projeto Conviver promove integração com baile festivo

DSC_0503.jpg

Com pratos típicos e embalados ao som da quadrilha, os idosos do Projeto Conviver 3.ªidade de Iturama se reuniram para mais uma edição do baile em comemoração às festividades juninas no ginásio poliesportivo Prefeito Alcides Costa. O evento faz parte do calendário do Projeto desde 2009, mas, somente há dois anos está sendo promovido no ginásio.

Esta é apenas uma das festividades promovidas pelo Grupo da Melhor Idade que atualmente atende mais de 402 idosos de todos os bairros da cidade. “É um momento para a integração entre os participantes,” afirmou a coordenadora Marcia Regina Ferreira Fontoura Sousa lembrando que durante o ano pelo menos uma vez no mês reúne os idosos em tardes festivas.

Entre os 280 presentes no baile estavam o prefeito Cláudio Burrinho acompanhado da primeira dama Poliana Correia Queiroz, Secretário Municipal de Desenvolvimento Social Rogério Oliveira de Freitas, integrantes, funcionários do Grupo de Convivência além de seus acompanhantes.

O Projeto
Com o objetivo de proporcionar qualidade de vida a Terceira Idade, a Prefeitura de Iturama por meio do Conviver oferece em sua sede gratuitamente os cursos de bordado, pintura em tecido, crochê , artesanato e ginástica na cadeira. E, nos demais bairros onde duas vezes por semana os profissionais de Educação Física se deslocam há alongamentos e exercícios aeróbicos em locais pré-determinados.

Os integrantes também recebem mensalmente orientações sobre alimentação com palestra da nutricionista Cristina Lima e Silva . Essa diversidade de cursos e atividades está disponível a todos os idosos desde que tenham acima de 50 anos. “ É só trazer os documentos pessoais e atestado médico para as atividades físicas, estamos aberto a partir das 7 da manhã até as 17h30 ,”explicou Márcia.

Esbanjando saúde e disposição, um dos participantes do Conviver, José Hervando de Camargos de 66 anos, se orgulha ao elencar as medalhas conquistadas na tradicional e concorrida São Silvestre. “ Já participei umas quatro vezes consegui segunda e terceiro lugar e em maio deste ano fiquei em quarto lugar na corrida em Uberlândia”, enumera ao apontar o que mais gosta no espaço. “As festas e o alongamento no ginásio.”

Localizada na avenida Seis Irmãos, nº1069, para a coordenadora o Projeto já se consolidou em Iturama. “Já faz parte da cultura deles onde além da interação se descobre novos talentos e que pode transformar o aprendizado em acréscimo da renda familiar,” confirmou Márcia se referindo ao material produzido nas oficinas de artes.

E para divulgar ainda mais os trabalhos desenvolvidos pelo Grupo que a coordenadora já está se mobilizando para organizar a feira de artesanato que deve acontecer em setembro. “Queremos aproveitar a Semana do Idoso para expor tudo que eles produzem aqui.” O evento deve acontecer na própria sede no Grupo e boa parte a renda obtida será destinada aos próprios idosos.

DSC_0484.jpg