Profissionais da Linha de frente do combate ao Covid-19 de Iturama recebe doação de 100 protetores faciais

O Instituto Federal de São Paulo, Campus Votuporanga, por meio do Núcleo de Pesquisa e Ensino em Micro fabricação (Nupem) entregou, no dia 04 de junho, 100 protetores faciais para a Secretaria Municipal de Saúde da prefeitura de Iturama. Os equipamentos serão usados por profissionais que atuam diretamente no combate ao Covid-19.

Com a ajuda de impressoras 3D, as faces shields estão sendo produzidas no laboratório do Nupem desde 1º de abril. Os profissionais envolvidos no processo readequaram o espaço para possibilitar a produção e também trabalharam em protótipos, até chegar a um modelo adequado, confortável e seguro, seguindo as normas da Anvisa. A ação está sendo desenvolvida pelos docentes Cleiton Fazolo, Ricardo César de Carvalho e Guilherme Mecelis, e pelo coordenador de TI do campus, Carlos Eduardo Alves da Silva, todos membros do Núcleo, e conta com o apoio da direção-geral do campus.

De acordo o coordenador de tecnologia da informação, Campus de Votuporanga, Carlos Eduardo da Silva, filho de Iturama, foram produzidos aproximadamente 2500 mascaras para hospitais das cidades de: Votuporanga, São José do Rio Preto, Santa Fé do sul, Jales, Nhandeara, Fernandópolis e outras.

Os profissionais estão trabalhando em escala no laboratório. Embora muitos servidores do campus tenham oferecido ajuda, a equipe de produção se mantém reduzida, justamente por causa do risco de contaminação pelo Coronavírus. Nesse sentido, o docente reforça que a principal preocupação é garantir a segurança dos envolvidos no processo.

Iturama foi contemplada graças ao empenho do Procurador Geral do Município, Dr. Ebdon Junior da Silva Apolinário e da Secretária Municipal de Saúde, Dra. Rejane Queiroz, que fizeram uma solicitação ao instituto.

O prefeito Anderson Golfão, aproveita para agradecer todos os profissionais da linha de frente ao combate do Covid-19. “Essa parceria da prefeitura com o Instituto Federal de São Paulo, Campus Votuporanga, vem de encontro com o nosso anseio de proporcionar segurança e proteção aos nossos profissionais de saúde que estão na linha de frente no combate ao coronavírus, os quais quero agradecer imensamente pelo trabalho”. Andersom aproveitou para todos manter as medidas de isolamento social para frear o contágio do vírus.

CONFIRA O TERMO DE DOAÇÃO