Profissionais da Educação Municipal são capacitados pela Plataforma Moodle

Ferramenta criada pelo MEC trata-se de um software livre de apoio à aprendizagem; Programa Formação pela Escola é focado

Divulgação

A técnica da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Adriana Cristina Freitas Pádua, e a professora coordenadora da equipe municipal de Língua Inglesa, Eloisa Leal, são capacitadas em Uberlândia, no Cemep (Centro Educacional Municipal de Estudos e Pesquisa), por meio da Plataforma Moodle, um software livre de apoio à aprendizagem criado pelo MEC (Ministério da Educação).

Executada num ambiente virtual, a Plataforma inicialmente será voltada para a capacitação dos funcionários da Educação pelo “Programa Formação pela Escola”. Neste primeiro momento, a iniciativa abrangerá o PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola), o Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação), o Pli (Programa do Livro), o Pnae (Programa Nacional de Alimentação Escolar), o Pnate (Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar) e também prestação de contas. Ambas viajaram para Uberlândia nesta terça-feira, dia 7 de dezembro, e retornarão amanhã, dia 9.

Segundo Adriana Cristina, os cursos visam ensinar a gestores, equipe da escola e dos conselhos sobre os respectivos programas, desde a adesão até a prestação de contas. “Este é apenas o começo do curso. Cada programa constitui um módulo que em 60 dias deve ser encerrado. São módulos didáticos totalmente online. Eu e a Eloisa faremos a monitoria em Iturama. Nós teremos uma tutoria regional, que será feita por uma técnica do Cemep.”

A coordenadoria estadual é da Undime-MG (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de Minas Gerias) e a geral, do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação). Outros módulos serão oferecidos.