Professores das escolas municipais recebem curso de “Formação em Braille”

IMG 2803Os professores da rede municipal de ensino participaram da capacitação “Formação em Braille”, nesta semana.

Na terceira etapa do curso, os professores foram desafiados a entenderem na prática os desafios que os alunos com pouca visão ou cegos enfrentam diariamente, seja no contexto da sala de aula ou nas demais atividades do dia. A ideia é capacitar os professores para estarem cada vez mais preparados para lidarem com os alunos e suas características particulares.

Com uma faixa nos olhos, os professores percorreram um trecho da Avenida Rio Grande, no Centro da cidade, com auxílio de guias e bengalas para simular exatamente os desafios enfrentados por alunos cegos. “Esse foi um exercício para que os professores se coloquem no lugar do aluno com essas dificuldades. Assim, com essa experiência, eles vão levar esse aprendizado para sala de aula e dar mais autonomia aos alunos”, afirmou a professora Letícia Maniero, que ministrou a capacitação.

Para professora Cintia Maria Silva Lunas, a capacitação foi fundamental para compreender um pouco mais sobre como são os desafios enfrentados pelos alunos com deficiência visual diariamente. “Essa capacitação promoveu uma sensibilização em cada um de nós com relação à realidade desse aluno. Foi muito positiva”, disse a docente.

A professora Dorceni Borges Correa destacou que a capacitação foi ideal para que ela possa estar do lado do aluno e analisar suas dificuldades. “Diante disso vou trabalhar de uma forma diferente com meus alunos. Foi rica a experiência de vivenciar o que eles vivem”,

A capacitação foi realizada por meio da Secretaria de Educação, sob coordenação da diretora pedagógica Maria Olegária Pedroza, com apoio da Secretária de Educação Maria Aparecida Flauzino e do prefeito de Iturama, Anderson Golfão.