Professores das escolas estaduais participam de capacitação sobre cultura empreendedora

Professor empreendedorCom o intuito de fomentar a cultura empreendedora em Iturama, a secretaria de Indústria e Comércio, em parceira com o Sebrae, realizou nesta semana uma capacitação para os professores da rede estadual de ensino da cidade e de municípios vizinhos.

Como forma de conclusão do curso, os professores foram desafiados a testarem suas capacidades empreendedoras. Cada um deveria propor um modelo de negócios, com base nos conhecimentos adquiridos.

Assim, foi realizada, a “Feira do professor empreendedor”, na Praça do Fórum. Estandes culturais, de alimentação, artesanato e outras iniciativas foram apresentadas. Para a consultora do Sebrae, Berenice Baxter, a ideia foi de testar as características empreendedoras nos professores. “Após trabalhar os conceitos, resolvemos testar na prática como esses professores iriam aplicar o que aprenderam”, disse.

Com o apoio do prefeito Anderson Golfão, o secretário de Industria e Comércio, Randall Stabile, destacou que esse processo visa oferecer aos jovens a capacidade de empreender no próprio município. “Hoje, o desafio para empreender é a inovação. Assim, vamos começar a instigar nossos alunos desde cedo a se desenvolverem no nosso município”, afirmou.

A professora Sônia Maria Souza, da Escola Estadual Joaquim Tiago de Queiroz, falou da experiência em participar desta capacitação. “Essa experiência vai nos permitir levar para a sala de aula a motivação de sempre perceber a nossa realidade e buscar formas de melhorá-la”, disse.

Já a professora Margareth Torraca, da Escola Estadual Tiradentes, ressaltou a importância de trabalhar com os alunos que eles são capazes de empreender e realizar os próprios sonhos. “Muito mais do que ganhar dinheiro, nós podemos também incentivar esses alunos a serem felizes dentro da sua área de atuação”, salientou.

A próxima etapa do projeto contemplará os professores da rede municipal de ensino.