Prefeitura inicia construção de mais uma creche

DSC_3242.jpg

Município é o único de todo Triângulo Mineiro a garantir recursos para esta obra

O diagnóstico feito pela Secretaria de Desenvolvimento Social de Iturama garantiu recursos para a construção de mais uma creche para a cidade. A obra no bairro Alcides Veríssimo já iniciou e deve consumir R$ 2.105.436,20 do FAR (Fundo de Arrecadação Residencial- Ministério das Cidades).

A creche do tipo B (120 crianças) que segue padrão dos outros dois Cemeis (Centro Municipal de Educação Infantil) Dona Ritinha, no bairro Newton Cardoso e Dona Abadia, no Residencial Dr. Diogenes de Souza deve ser entregue no segundo semestre de 2016 e faz parte do programa Pró-Infância.

A aprovação deste projeto colocou o município como o único de todo Triângulo Mineiro a conseguir a verba para este tipo de obra. Isso por que a equipe técnica do setor de Desenvolvimento Social elaborou levantamento de demanda por equipamentos e serviços públicos e urbanos descrevendo a necessidade da creche para atender a população dos bairros Alcides Veríssimo II, Vera Lúcia Elias I e Alcides Veríssimo III.

Todos eles contemplados pelo programa Minha Casa, Minha Vida com renda de 0 a 3 salários mínimos. Uma das moradoras do Alcides Veríssimo que irá se beneficiar com o novo Cemei será a dona de casa Daiane Matos de Oliveira, mãe da Laura de apenas dois anos. “Com esta creche vou poder ir trabalhar e sei que minha filha vai ficar em um lugar seguro,” considerou a jovem de 20 anos que atualmente se dedica ao lar.

Outra moradora que está contente com a creche é a aposentada Edite Silva Barbosa, o neto de quatro anos já está matriculado no Cemei Dona Abadia, bairro Dr. Diogenes de Souza, no entanto, assim que o prédio escolar ficar pronto ela irá transferi-lo. “Vai ficar mais perto para eu levar ele, que coisa boa uma obra tão importante desta aqui na rua da minha casa,” comemorou Edite ao saber da localização da nova creche.

Homenagem

Em comemoração aos 50 anos da escola José Tiago de Queiroz, Burrinho decidiu homenagear uma das ex-diretoras da instituição, Iracy Costa Pádua, já falecida. Na semana passada, o gestor encaminhou o projeto para Câmara de Vereadores para que a nova instituição possa levar o nome da educadora.

Três creches

Desde 2009 quanto o prefeito de Iturama, Cláudio Burrinho assumiu a Administração, o gestor priorizou a construção de novas creches para atender a grande demanda de vagas para a Educação Infantil, quando o município contava apenas com uma instituição de ensino na área central da cidade.

A meta tem sido cumprida e agora com a conclusão desta creche no bairro Alcides Veríssimo o Governo Municipal amplia o número de CEMEIs de dois para três. A primeira a ser inaugurada foi a Dona Ritinha, em 2011, abrangendo os moradores dos bairros com grande número de crianças a serem atendidas.

Três anos depois, a população acompanhava a entrega de mais um prédio escolar, desta vez, no bairro Dr. Diogenes de Souza: CEMEI Dona Abadia, beneficiando mais de 100 crianças em uma estrutura padrão de alta qualidade e conforto, bem como a anterior.

Na mesma rua onde está sendo construída a creche, a Prefeitura de Iturama também entregou uma escola de Ensino Fundamental no ano passado: a Lourival Batista Câmara, conquistas estas concretizadas pelo Governo Municipal junto a Secretaria Municipal de Educação. No caso do novo Cemei destaque também para o trabalho da Secretaria de Desenvolvimento Social de Iturama.