Prefeitura de Iturama entrega Uniforme para equipe do Programa Criança Feliz

entrega uniforme cf 2
No dia 06 de setembro, sexta-feira, aconteceu no CTT Centro de Capacitação Técnica do Trabalhador a entrega dos uniformes para a equipe do Programa Criança Feliz.

A Vice Prefeita e Coordenadora do Programa Criança Feliz Cidinha Longo, fez questão de participar da entrega do kit, que é composto por: camisetas, chapéus e Bolsas com slogan do Programa Criança Feliz.

Cidinha Longo ressalta a importância dos visitadores realizar as visitas domiciliares uniformizados para melhor conhecimento das famílias e formalidade do trabalho. “A entrega deste uniforme as visitadores é de fundamental importância, vai facilitar a identificação dos mesmos. Toda equipe de visitadores demonstraram alegria e gratidão ao Prefeito Anderson e a todos os trabalhadores da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, que contribuíram e muito contribuirão com o sucesso e grandiosos resultados que vão vir em longo prazo, quando cuidamos de nossas crianças, estamos cuidando de nosso futuro”, destacou a vice-prefeita.

Criança Feliz é um programa do governo federal e foi instituído por meio do Decreto nº 8.869, de 05 de outubro de 2016 tendo como fundamento a Lei nº 13.257, de 08 de março de 2016, que trata do Marco Legal da Primeira Infância. A primeira infância é o período que abrange os seis primeiros anos completos. O Programa Criança Feliz tem caráter intersetorial, ou seja, envolve várias políticas públicas com a finalidade de promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, considerando sua família e seu contexto de vida. Sendo assim, o Criança Feliz agrega as políticas de assistência social, educação, cultura, saúde, direitos humanos, direitos da criança e do adolescente, entre outras, tendo sua coordenação na Secretaria Nacional de Promoção do Desenvolvimento Humano, do Ministério do Desenvolvimento Social e Cidadania (MDS).

Em Iturama O Programa Criança Feliz, iniciou em outubro 2018, na gestão do Prefeito Anderson Golfão e Vice Prefeita Cidinha Longo, que se empenharam para a implantação do programa em todos os bairros de Iturama e também no distrito de Alexandrita.

Unindo-se a vários equipamentos da Rede de Proteção Social Básica e Especial presentes no território, sendo equipamentos de referência os CRAS Bom Sucesso e CRAS Magnólia Azambuja, a Equipe do Programa Criança Feliz é composta pela Coordenadora Cidinha Longo, esta que não mede esforços para a efetivação das visitas as famílias acompanhadas pelo Programa. Conta também com a Supervisora Beatriz Aparecida de Souza e com 13 visitadores, sendo 05 visitadores referenciados ao CRAS Bom Sucesso 6 CRAS Magnólia Azambuja.

Os visitadores do CRAS Bom Sucesso são: Dayane no Bom Sucesso, Luciene no Baiano Cirino e Antônio Bráulio, Jônatas no Antônio Bráulio, Valdeci nas 250 casas e 400 casas, Irenita no Tiradentes e Itália e Eliane - apoio eventual e Administrativo.

Já do CRAS Magnólia Azambuja é composta por: Uangna em Alexandrita, Vanderléia Amazonas e Alto da Boa Vista, Maria das Graças - Centro e Jardim América, Maria de Fátima Domingues no Centro e São Miguel, Kenia - visitando Vera Lucia e Alcides Veríssimo, Maria de Fátima Jesus - Alcides Veríssimo e Diógenes de Souza, Ilza Santa Rosa, Bela Vista e Boulanger.

O município de Iturama encontra se com 2.755 famílias beneficiaria do Programa Bolsa Família e conta com um total de 547 famílias que fazem parte do público prioritário, no entanto o programa tem como meta o atendimento de no máximo 300 famílias. Portanto, almeja-se que o Criança Feliz promova o fortalecimento dos CRAS Bom Sucesso, CRAS Magnólia Azambuja e do distrito de Alexandrita, são 287 famílias acompanhadas, crianças semanalmente e gestantes mensalmente pelos visitadores.

A proposta de trabalho a ser desenvolvida nas residências das famílias cadastradas no Criança Feliz, com crianças de 0-3 anos, sendo as visitas domiciliares, contarão com metodologia específica e referencial teórico metodológico cedido ao Brasil pelo UNICEF/OPAS Cuidados para o Desenvolvimento da Criança (CDC), com orientações técnicas para sua realização no SUAS. É uma metodologia fundamentada no cuidado à criança nas diferentes idades e nos vínculos, com metodologia pautada na orientação e no apoio aos esforços das famílias sobre vinculação e cuidados para o desenvolvimento infantil.

O visitador não atua como um profissional que lida com a criança: ele é um agente que ajuda os pais – os cuidadores – pela conversa e pela demonstração – a interagir de forma cada vez mais adequada com seus filhos, bem como a avaliar o impacto dessa interação, de maneira a se comunicar e brincar de maneira cada vez mais eficaz.

O Objetivo do Programa é promover o desenvolvimento humano a partir do apoio e do acompanhamento do desenvolvimento infantil integral na primeira infância; apoiar a gestante e a família na preparação para o nascimento e nos cuidados perinatais; Colaborar no exercício da parentalidade, fortalecendo os vínculos e o papel das famílias para o desempenho da função de cuidado, proteção e educação de crianças na faixa etária de até seis anos de idade; Qualificar e incentivar o atendimento e o acompanhamento nos serviços socioassistenciais das famílias com gestantes e crianças na primeira infância beneficiárias do Programa Bolsa Família (PBF) e Benefício de Prestação Continuada (BPC).

O Criança Feliz tem como público prioritário: gestantes, crianças de até 3 (três) anos e suas famílias beneficiárias do Bolsa Família; crianças de até 6 (seis) anos e suas famílias beneficiárias do BPC;

Todas as crianças serão mais saudáveis com a atenção extra, dada durante as brincadeiras e atividades comunicativas e elas serão mais capazes de aprender. Suas famílias ficarão felizes ao ver as crianças crescerem e aprenderem novas habilidades.

entrega uniforme cf 1

entrega uniforme cf 3