Prefeitura de Iturama EMATER entregam kits para produtores da Agricultura Familiar do município

entrega barraca 1
A Prefeitura de Iturama, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária, em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (EMATER-MG) fez a entrega, na última quarta-feira (18), de um Kit Feira aos produtores da Agricultura Familiar de Iturama. O kit, contendo 10 barracas, 20 jalecos e 10 caixas plásticas foi doado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário (Seda).

O kit será usado na feira da Agricultura Familiar que ocorre às quartas-feiras das 17 às 22 horas, no pátio da feira Livre de Iturama.

Para a extensionista local da Emater-MG, Márcia Helena Barbosa, o Kit Feira possui importância no apoio à comercialização da produção da agricultura familiar, sendo uma peça fundamental para o resultado de toda produção.

“Esse Kit dará aos feirantes melhores condições para trabalhar e levar mais qualidade ao público. Fico muito feliz em ter conseguido realizar esse desejo dos produtores que participam da feira, foi um uma luta grande conseguir essas barracas. Um trabalho de toda a equipe da empresa”, ressalta.

Alexandre Luiz Neves Agrônomo da EMATER-MG em Iturama, disse que o incentivo ao agricultor familiar facilita o processo de comercialização, unindo produtor e consumidor. Segundo ele, a ação ajudar a diminuir os custos intermediários e possibilita a produção de alimentos com qualidade por um preço mais acessível.

“É importante o incentivo aos agricultores familiares e aos pequenos produtores, pois assim se tem uma facilidade maior para comercializar os produtos, com um preço mais em conta, com venda direta para o consumidor”, explica.

O Secretário Municipal de Agricultura e Pecuária, Vilmar da Silva Barreto, representou o prefeito Anderson Golfão na entrega e falou do trabalho realizado pela administração para apoio e incentivo ao pequeno produtor rural. “Ver a felicidade dos agricultores familiares aqui Iturama nos motiva a trabalhar ainda mais para fortalecer e dar dignidade a essas famílias que tiram da terra seu sustento”, e ainda acrescentou, “ Nossa feira começou com a participação 11 feirantes e hoje já chegamos 46 produtores, essa expansão é o resultado do trabalho e da união de todos. ”

Essas barracas, jalecos e caixas plásticas que estamos entregando hoje vai proporcionar mais comodidade as famílias comtempladas, pois elas terão um local para expor seus produtos, ter renda, dignidade e uma vida melhor. Esse é nosso objetivo”, frisa Vilmar.

Ainda na noite de quarta-feira, teve show com a dupla Thalis e Taironi com a chegada do Papai Noel na feira. O grande público que compareceu ao local, além de aproveitar os produtos frescos e de ótima qualidade se divertiu com boa música.

entrega barraca 2

entrega barraca 3