Prefeito participa da entrega de prêmios pelo Programa Integração Campo-Cidade

Cláudio Burrinho ressalta importância da transferência de conhecimentos a crianças e jovens sobre a evolução das atividades nas áreas rurais

IMG_0573

Foto: Aldair de Lima

O prefeito Cláudio Tomaz de Freitas (PSC), o Cláudio Burrinho, participou na manhã desta quarta-feira, dia 1.º de dezembro, na Câmara Municipal de Iturama, da entrega dos prêmios pelo Programa Semeando Integração Campo-Cidade, que tem como meta contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos a atuarem na preservação e utilização dos recursos naturais.

Os alunos vendedores ganham bicicletas, os professores microsystems e os demais finalistas livros de literatura.

O conteúdo começou a ser trabalhado no mês de setembro, projeto que incluiu uma série de visitas a propriedades rurais, Escola Rural, laticínio e usina sucroalcooleira. Além de englobar informações conceitos e visitações no campo, o projeto focou a formação de valores e atitudes.

“O processo educativo concentra-se na busca do desenvolvimento integral dos estudantes. Contribui para a formação do homem em sua plenitude e trabalha com as habilidades e competências articuladas aos fatos, conceitos, teorias e princípios de cada disciplina, bem como a contextualização e a integração dos conteúdos numa proposta interdisciplinar”, diz a diretora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Selma Borges Queiroz Rodrigues, responsável pela elaboração do projeto.

A iniciativa envolveu alunos dos 1.ºs aos 5.ºs anos de todas as escolas municipais e os dos 6.ºs aos 9.ºs anos das escolas municipais e estaduais. A secretária municipal de Educação de Iturama, Rita de Cássia Donegá Salomão Lorenzato, considerou o projeto importante por ressaltar os valores culturais e mostrar as potencialidades da agricultura.

“Quero agradecer a todos os que colaboraram para o sucesso do projeto realizado em parceria com as secretarias de Cultura e Agricultura e o Sindicato Rural. Os prêmios entregues hoje foram patrocinados pela Prefeitura de Iturama, por meio do apoio do prefeito Cláudio Burrinho. A ele também o nosso muito obrigado. Este é um projeto importante porque pretende evidenciar a preservação e o equilíbrio nos processos culturais agrícolas, tema que tem merecido atenção especial do mundo todo.”

O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, Edivaldo Pádua de Lima, o Tibil, lembrou que o Programa Semeando Integração Campo-Cidade foi criado há cerca de dez anos já abrangendo cerca de 3 milhões de alunos. “Quero parabenizar Iturama por ter desenvolvido a iniciativa e também a Prefeitura pelo empenho.”

Cláudio Burrinho considerou de extrema importância a parceria entre o Sindicato Rural e a Prefeitura para que as crianças e jovens matriculadas na rede de ensino pudessem ter ampla oportunidade de conhecer mais de perto as atividades que são realizadas na área rural.

“Eu fiz o caminho inverso que estas crianças fazem hoje. Eu morava no sítio e estudava na cidade. Hoje tenho certeza de que esta experiência, a de acompanhar a evolução nas áreas rurais, pode ser considerada única para os alunos que residem na cidade. Entender a produção rural é entender grande parte do processo de desenvolvimento do nosso País. Já a preservação ambiental deve fazer parte dos projetos de todas as civilizações.”

IMG_0555

O aluno Jonathan Dantas Freitas, do 2.º ano do Ensino Fundamental Escola Municipal José Tiago de Queiroz, vencedor na “Categoria A: Desenho”, falou que vários foram os aprendizados durante o período de realização do projeto. “Nunca tinha visto ninguém tirar leite, fiquei impressionado.” O garoto conta ainda que se inspirou no livro “Na Fazenda com o Torrãozinho”, da escritora Eliana Sant’Anna e ilustrado pelo artista plástico Cláudio Martins, para fazer o desenho que lhe rendeu como prêmio uma bicicleta novinha.

O colega de classe de Jonathan, Heitor Felipe Lima Oliveira, explicou que a maior lição que tirou do projeto foi a de preservação. “Aprendi que se não preservarmos a natureza teremos ainda mais enchentes e outros problemas relacionados ao clima. Todos nós temos de cuidar bem da natureza.”

Vencedores do Programa Semeando Interação Campo-Cidade

Categoria A: Desenho

Aluno: Jonathan Dantas Freitas

2° ano do Ensino Fundamental Escola Municipal José Tiago de Queiroz