PREFEITO ANDERSON GOLFÃO INAUGURA MONUMENTO EM HONRA A NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO DE FÁTIMA E PASTORINHOS.

inauguracao nsa 5
Na noite do último domingo, dia 15, em sinal de devoção e fé, centenas de pessoas se reuniram na praça do Santuário para inauguração do Monumento de Nossa Senhora do Rosário de Fátima e Pastorinhos.


Além dos devotos de Nossa Senhora de Fátima, a solenidade de inauguração contou com a presença do bispo Diocesano Dom Frei Irineu Andreassa, do pároco do Santuário Padre Wander Pádua Queiroz Filho (Pe. Juninho), prefeito Anderson Golfão, a primeira Dama Paula Pichioni, vice-prefeita Cidinha Longo, vereadores: Sebastião Tiago (Tião Tiago) e José Pichioni Filho (Zé Gordo) e da secretária Municipal de Cultura Ilma Rodrigues Lima Alves.

Dom Frei Irineu Andreassa falou de sua alegria em participar da solenidade. “Iturama é um cartão postal bonito, todos que vem aqui se sentem atraídos pela beleza da cidade. Estou muito feliz por saber que o Prefeito Anderson está deixando uma marca religiosa com a inauguração desses monumentos e me alegrou ainda mais ouvir ele dizer que também vai inaugurar o monumento da bíblia em uma praça na cidade. Isso é uma riqueza, seja com imagem de um Santo ou a Bíblia. O importante é estar voltado para a pessoa de Jesus Cristo”, encerrou o bispo.

A Secretária Municipal de Cultura Ilma Rodrigues, que falou desse momento tão importante para a comunidade católica. “Hoje estamos inaugurando mais um monumento para nossa cidade. Em especial hoje em Homenagem a Nossa Senhora do Rosário de Fátima e os Pastorinhos. Um espaço para os devotos agradecer pelas bênçãos e graças recebidas”, declarou Ilma.

O prefeito Anderson Golfão falou do fomento ao turismo religioso, destacando que já foram construídos os monumentos de Santa Rita de Cássia em Alexandrita e Iturama, Sagrado Coração de Jesus, e agora Nossa Senhora de Fátima e Pastorinhos. “Para o próximo ano, estaremos entregando a imagem de Santa Rosa de Lima (padroeira de Iturama) e também a bíblia sagrada que será na Praça Dona Francisca em homenagem aos evangélicos''.

O artista e arquiteto Washington Diniz responsável pelas esculturas de nossa Senhora de Fátima e dos pastorinhos disse que já está se preparando para fazer o monumento de Santa Rosa de Lima padroeira de Iturama e a Bíblia a pedido do prefeito Anderson.

Na base da escultura, além da placa de inauguração, foi fixado também outra placa com o Hino de Nossa Senhora a Iturama, de letra e autoria do Músico Sebastião Pandolfi. O hino foi executado pela banda Municipal Santa Rosa que também participou da solenidade.

BIOGRAFIA

 

Sebastião Pandolfi, nasceu em 30 de julho de 1937 em Belo Horizonte. É filho de Oscar Pandolfi e Maria das Dores Pandolfi. Casou-se com Teresinha do Carmo Pandolfi e teve 14 filhos. Fez curso de música na Academia Tenente Saraiva – Solfijo Teoria Musical – Vocalização – Canto e Instrumentação.

Aos 19 anos entregou-se de corpo e alma à música sacra, quando foi convidado pelo Cônego Mário Quintão para formar o coral da igreja Nossa Senhora do Rosário em Barbacena, que além de comandar, exercia a função de organista. Na entrega total à sua vocação comandava simultaneamente os corais por ele formado: Nossa Senhora do Rosário – Coral misto – Nossa Senhora da Boa Morte, coral formado por adolescentes até 16 anos de idade – Filhas de Maria, coral formado apenas de moças, - Congregação Mariana, coral composto apenas de homens.

Em 1959, contando 23 anos de idade, por motivo de trabalho transferido para a cidade de São João Del Rei, onde a pedido do povo do Bairro Matozinho formou o coral misto Bom Jesus de Matozinho. Ainda naquela cidade foi convidado a participar da Orquestra Ribeiro Bastos, para as funções de tenor. Em 1960 retornou a Barbacena por motivo de trabalho no serviço de pavimentação do DER/MG.

Em 1962 participou da orquestra e coro São José, na Basílica São José como tenor e 2º regente a convite do Maestro José Clemente Rocha. Nesse mesmo ano prestou o concurso de Radiotelegrafista. Aprovado no referido concurso, tomou posse do cargo no Palácio da Liberdade em Belo Horizonte, como Agente de Telecomunicações do Serviço Radiotelegráfico do Estado de Minas Gerais, hoje DETEL/MG, no dia 10/09/1962, no governo Magalhães Pinto, sendo designado a exercer suas funções em Iturama. Dia 27 de setembro de 1962 chegou a Iturama onde exerceu suas funções até 1990, quando, por tempo de serviço, perfazendo 35 anos de serviços prestados aposentou. Em Iturama formou os corais: São José, Nossa Senhora das Dores e Santa Cecília.

Em 1973, a convite do então Prefeito Municipal Nildomar Alves Amaral foi nomeado Professor de Canto, exercendo em todos os estabelecimentos de ensino da cidade, menos na Escola Estadual Antônio Ferreira Barbosa. Em 1974 passou a professor auxiliar na formação da Banda Municipal de Iturama ao lado do Cap. PM Maestro João Evangelista de Paula. Assumiu a regência da referida Banda em 1976, promovendo o músico Reimundo Alves ao cargo de seu contramestre. Conduziu a corporação até janeiro de 1985, quando por motivo de saúde afastou-se do cargo, passando-o ao seu ex-aluno e contramestre Reimundo Alves.

Em 20/01/1990 assumiu o cargo de Maestro da Banda Municipal “Edmundo de Almeida Macedo” na cidade de Campina Verde, exercendo a função até fevereiro de 1991, afastando-se por motivo de saúde. Formou em Capina Verde o coral Santa Cecília. Em 18 de agosto de 1989 perdeu sua esposa. Ao ser criada em Iturama nos meados de 1982 a Guarda Mirim, Sebastião Pandolfi foi nomeado o comandante. Exerceu as funções de instrutor de fanfarra nas Escolas Antônio Ferreira Barbosa e Nossa Senhora de Lourdes.

Criou a escola de samba comandando desfiles carnavalescos por 2 anos. Na sua carreira de compositor começou a compor aos 18 anos de idade, perfazendo aproximadamente o número de 900 composições musicais, destacando-se: Cap. Evangelista – dobrado sinfônico, Meus Amores – dobrado sinfônico dedicado aos filhos, Hino à Santa Cecília, Hino à Nossa Senhora de Fátima, Hino dos Antialcoólicos, Hino das Vocações Sacerdotais, Hino ao Iturama Esporte Clube, Hino da Associação Esportiva Ituramense, Hino à Senhora da Medalha Milagrosa, Hino à Iturama, oficializado pela Lei nº. 1.250 de 31/01/1983, na Administração Alípio Soares Barbosa, Flores à Virgem, Quase Aurora, Parabéns, Cidade-Amor, em homenagem à Iturama, Missa à Santa Cecília, Capina Verde – dobrado, Prefeito Iron Caetano – dobrado, e outras. Criou a festa de comemoração ao “Dia do Músico” já tradicional, pois é comemorado deste 22/11/1973, com o objetivo de valorizar o músico.

Exerceu também em Iturama o cargo de escrivão de polícia por 18 meses, pelos meados de 1963/1964.

Exerceu o cargo de Professor de Música no Colégio Santo Antonio em Itapagipe em 1987.

Nosso homenageado é um mestre da música erudita.

Data do Falecimento: 19 de novembro, 2015

História da devoção a Nossa Senhora de Fátima

Tudo começou em Portugal no início do século XX, em um período de grandes conflitos da primeira guerra mundial.

Nos arredores da cidade de Fátima na humilde aldeia de Aljustrel viviam três crianças: Lúcia de Jesus dos Santos e seus primos Francisco Marto e Jacinta Marto. As crianças não frequentavam a escola (os três eram analfabetos) e ajudavam os pais pastoreando ovelhas.

Como todas as crianças simples daquela época, gostavam os pastorinhos de brincar, jogar e ouvir histórias. Lucia e Jacinta gostavam de dançar, Francisco tinha um especial gosto de tocar flauta em quanto eles passeavam pelos campos com as ovelhas.

No ano de 1916 as crianças passaram a ter visões do anjo de Portugal por três vezes as quais pediam que oferecessem a Deus sacrifícios em ato de reparação pelos pecados da humanidade.

Passado algum tempo estava Lucia com 10 anos, Francisco com 9 anos e Jacinta com 7 anos, quando em 13 de maio de 1917 no lugar chamado cova da Iria, sobre uma pequena árvore azinheira as crianças tiveram a visão da Virgem Maria, vestida de branco, mais brilhante que o sol, irradiando uma luz muito clara e intensa. Sua face, de beleza incomparável. As mãos juntas como a rezar, apoiadas no peito e voltadas para cima pendendo-lhe um rosário.

Nossa Senhora lhes apareceu todos os dias treze por seis meses consecutivos pedindo-lhes que rezassem o santo rosário todos os dias pela conversão dos pecadores, pelo fim da guerra, pelo Santo Padre e pela Santa Igreja.

A cada aparição aumentavam o número de pessoas pedindo a cura de enfermos.

Os pastorzinhos enfrentaram grandes críticas e incompreensões de alguns que não acreditavam na veracidade das aparições, chegando a serem levados presos pelas autoridades daquela época.

Mas grandes foram os milagres e graças alcançadas por interseção de Nossa Senhora em Fátima.

Dois anos após as aparições Francisco adoeceu e faleceu aos 10 anos em 04 de abril de 1919 . Sua irmã Jacinta faleceu aos 9 anos em 20 de fevereiro de 1920 ambos vítimas da gripe espanhola.

Lúcia ainda viveu por muitos anos, ingressou em um convento tornando-se freira da ordem das carmelitas em Coimbra faleceu aos 97 anos em 13 de fevereiro de 2005.

Na década de 50, atendia como padre no Município de Iturama o Cônego João Maria Valim que era devoto de Nossa Senhora de Fátima, que em reunião com o bispo de Uberaba Dom Alexandre Gonçalves do Amaral, sugeriu que fosse construído um Santuário de Nossa Senhora de Fátima dentro dos limites da diocese e o local escolhido foi em Iturama.

Em 17 de outubro de 1958 – aconteceu a chegada da imagem de Nossa Senhora de Fátima vinda de Portugal para Iturama

18 de outubro de 1958 - Lançamento da pedra Fundamental do Santuário - Prefeito da Época Juca Pádua

29 de julho de 1961 - inauguração da Capela Nossa Senhora de Fátima (Santuário em miniatura)

13 de Maio de 1969 - inauguração do Santuário de Nossa Senhora de Fátima - Prefeito da época Dr. Pedro de Paula

11 de Dezembro de 1971 - Primeiro casamento celebrado no Santuário - Algemiro Muniz de Queiroz e Izolira Delfina de Souza.

04 de julho de 1973 - Criação da Paróquia Nossa Senhora de Fátima .

Vários foram os padres que atuaram no Santuário, deixando seus grandes feitos e que marcaram esta história.

O Grande Músico de Iturama Sr. Sebastião Pandolfi, foi o regente do coral Santa Cecília que cantou na missa de inauguração do Santuário, este bastante devoto de Nossa Senhora de Fátima e inspirado pelo novo Santuário, compôs um belo Hino a Nossa Senhora de Fátima que se tornou um dos hinos mais tradicionais nas novenas neste Santuário, pois fala em nossa terra a querida Iturama.

Com o passar de várias décadas, diversos foram os milagres atribuídos à intercessão dos videntes, Francisco e Jacinta Marto por todo o mundo, mas o milagre que levou a canonização dos pastorinhos foi à cura milagrosa de um brasileiro, o menino Lucas, da cidade de Juranda no Interior do Paraná.

Em Iturama no ano de 2018, Padre Wander Pádua de Queiroz (Padre Juninho) devoto de Nossa Senhora e por ter visitado em Portugal os locais das aparições onde viveram os pastorinhos, foi o grande incentivador da devoção a Francisco e Jacinta em Iturama.

Em 13 de maio de 2018, o Santuário de Iturama passa a ter São Francisco e Santa Jacinta Marto como coopadroeiros. Sendo assim, esta é a primeira paróquia no Brasil a ter São Francisco e Santa Jacinta como coopadroeiros.

Fonte: Casa da Memória

Texto: Neto Queiroz


inauguracao nsa 1


inauguracao nsa 2

inauguracao nsa 3

inauguracao nsa 4

inauguracao nsa 6

inauguracao nsa 7

inauguracao nsa 8

inauguracao nsa 9

inauguracao nsa 10

CONFIRA TODAS AS FOTOS, CLICANDO AQUI.