Obras de recapeamento são retomadas

Frentes de trabalho atuam na recuperação das vias

dos bairros Eldorado e Nossa Senhora de Fátima

DSC04840

Aldair de Lima                    Avenida Alexandrita é uma das vias recuperadas

O prefeito Cláudio Tomaz de Freitas (PSC) reuniu a imprensa na manhã desta quarta-feira, em frente à Prefeitura de Iturama, para falar sobre a retomada das obras de recapeamento nos bairros Eldorado e Nossa Senhora de Fátima, coletiva acompanhada por vereadores e secretários municipais. A equipe da empresa Araguaia Engenharia, vencedora da licitação, reiniciou o trabalho na tarde desta terça-feira, após uma semana de pausa para descanso por ter trabalhado por horas a mais nas últimas semanas para cumprir prazos exigidos antes do processo eleitoral.

fotos_prefeitura_1_015

O vereador Dr. Cristino Ferreira de Urzedo (PTB), parlamentar presente na coletiva, ressaltou ser gratificante acompanhar uma série de obras em andamento e o engajamento da Administra Municipal na busca por projetos. “É com alegria que vemos Iturama a todo o vapor, com várias obras em andamento. O recapeamento feito na Avenida Alexandrita, por exemplo, é de ótima qualidade, trabalho importante que recupera a malha asfáltica há muito tempo esquecida.”

Falou também sobre um dos projetos aprovados pela Câmara Municipal de Iturama, em sessão extraordinária realizada nesta terça-feira, que possibilita o remanejamento de recursos, no percentual de mais 10% - totalizando 20% -, para que o município possa garantir as contrapartidas necessárias para a execução das obras. “Este foi um ano de muitos recursos para Iturama e temos de estar atentos às contrapartidas. A aprovação foi quase unânime, com apenas um voto contrário, para que a comunidade tenha as obras asseguradas. Junto com o Executivo, vamos correr atrás dos projetos que favorecem a população. A cidade já está diferente, vemos isso com muita alegria.”

fotos_prefeitura_1_016

O líder governista na Câmara, o vereador Januário Francisco de Andrade (PTB), lembrou que todas as obras realizadas com verbas dos governos Estadual e Federal devem ter contrapartidas dos municípios. “O projeto de suplementação foi aprovado em uma hora muito importante, pois sem recursos no caixa da Prefeitura não tem como fazer obras. Agora, todos receberão os benefícios. Todos estão vendo o trabalho que é executado, vejo como um reflexo da atuação integrada da Câmara e Prefeitura.”

fotos_prefeitura_1

O vereador Nilo Cláudio da Costa Pádua (PSDB) parabenizou mais uma vez o prefeito Cláudio e o vice Anderson Bernardes de Oliveira pela gestão democrática, voltada para a população. “As coisas ficaram estagnada por muito tempo, mas hoje as pessoas têm elogiado muito Iturama, que se transformou em um canteiro de obras. Nosso município é modelo para toda a região e temos de dar condição para o prefeito trabalhar”, disse referindo à aprovação do projeto sobre o remanejamento.

fotos_prefeitura_1_018

O prefeito Cláudio aproveitou a oportunidade para agradecer o Legislativo pelo apoio na realização das obras em andamento. “Quero deixar claro a minha satisfação pelo trabalho conjunto que permite que os nossos projetos tenham continuidade. Para o ano de 2011, iremos em busca das verbas do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e vou lutar muito para trazer outros amplos projetos para Iturama”, considerou o prefeito.

Sobre o processo de recapeamento explicou que tem continuidade nos Bairros Eldorado e Nossa Senhora de Fátima. “Daqui da Avenida Alexandrita, o trabalho seguirá até a parte alta da rodoviária. Temos de lembrar que paralelamente, é realizado o recape de todo o bairro Nossa Senhora de Fátima. Além destas, há uma série de outras obras em andamento em diferentes bairros. A instalação da rede pluvial no Amazonas e Dr. Diógenes de Souza, obra que deverá ser finalizada em junho do ano que vem, incluindo também o asfalto do Amazonas, é um exemplo. Todos estão envolvidos com a Administração porque vêem que estamos trazendo benefícios.”

Eventos

Durante a coletiva o prefeito lembrou de dois importantes eventos que serão realizados nesta próxima semana: a Cavalgada, que será no domingo, e a Exporama, entre os dias 21 e 25. “Neste ano realizaremos a segunda edição da Cavalgada, como uma forma de resgatar nossa cultura, e mais uma Exporama com portões abertos. A Prefeitura cumpre mais um compromisso. Temos sim de fazer obras, mas promover o lazer é extremamente saudável. Com eventos como o Carnaval, MotoCross, Itugospel e Exporama, os investimentos não atingem 1,5% do nosso orçamento. Os países desenvolvidos chegam a investir um percentual de 5%. As pessoas não tinham este hábito e para mim é um prazer levar eventos gratuitos à comunidade. Tenho certeza que o ganho é positivo. No comércio, por exemplo, a cada R$ 1 investido o retorno é equivalente a R$ 5.”

Elizandra Manfrim Magossi

Tel: (34) 3411 9512