“Hospital do Povo”

IMG_9685itu
Presidente do COSEMS/MG visita Fundação Delfina Alves Barbosa “Hospital do Povo”.

Após visitar as dependências do Hospital do Povo, o Presidente do COSEMS/MG participou de coletiva com a imprensa no gabinete do prefeito Claudio Burrinho.

O COSEMS MG é uma entidade colegiada, sem fins lucrativos, com autonomia administrativa, financeira e patrimonial.

Foi fundado em abril de 1991 com a finalidade de ser o elo entre os Secretários Municipais de Saúde e a esfera estadual e federal, bem como viabilizar cursos de atualização em saúde.

O COSEMS MG tem por finalidade: lutar pela autonomia dos municípios, congregar os gestores dos serviços municipais de saúde, funcionando como órgão permanente de intercâmbio de experiências e informações de seus membros; participar das políticas de saúde à nível estadual; atuar de todas as formas para que a saúde das populações dos municípios mineiros seja a melhor possível.

Na manhã de terça-feira (10/05), o prefeito Claudio Burrinho e a Secretária de Saúde do município Dra Rejane Queiroz recepcionaram em Iturama o Dr. Mauro Junqueira, Presidente do Colegiado de Secretários Municipais de Minas Gerais, em uma visita nas dependências da Fundação Delfina Alves  Barbosa, o Hospital do Povo. Após a visita, as autoridades se reuniram no gabinete do prefeito Claudio Burrinho onde concederam entrevista coletiva para a imprensa local.
Doutora Rejane cumprimentou todos os presentes, bem como os ouvintes que acompanhavam pelas emissoras de rádio e disse que a visita do Presidente do COSEMS MG, Dr. Mauro Junqueira foi muito importante, pois o mesmo possui um grande conhecimento em todas as áreas de saúde em termos de recursos públicos a nível municipal, estadual e federal e contando com sua grande experiência, será possível viabilizar formas de colocar em funcionamento o mais breve possível, a estrutura do Hospital que se encontra pronta.
Doutor Mauro Junqueira, pós graduado em saúde pública e há 24 anos trabalhando na área da saúde, cumprimentou todos os presentes e disse ser um prazer estar em Iturama participando dessa visita.
Disse que o colegiado de secretariado representa os 853 municípios mineiros, sendo o maior colegiado desse país.
Após a visita, disse estar impressionado pela estrutura que viu, uma estrutura que poucos lugares tem, uma secretaria bem articulada, que apenas necessita integrar a região, precisa se fortalecer e se firmar como pólo regional para que novas políticas possam vir, mais está no caminho certo.
Afirmou que algumas questões devem ser avançadas, têm que fazer novos empreendimentos, novos convênios com o governo federal e estadual, mais tem tudo pra ser uma gestão excelente na área de saúde e com certeza irá contar com o COSEMS do Estado de Minas gerais pra pode ajudar nessa articulação regional, microrregional e macrorregional, pra que as coisas aconteçam nesse município.
Evidenciou a necessidade do fortalecimento do colegiado regional, dizendo que a gerência regional de saúde não tem o voto maior do que o voto do município, como Iturama é referência como cidade pólo, é importante que a região esteja unida para fazer valer sua força.
Finalizou suas palavras se colocando a disposição do município, em especial da secretária de saúde, Dra Rejane Queiroz, no sentido de auxiliá-la no que for necessário à condução dos trabalhos.
O prefeito Claudio burrinho ao cumprimentar todos os presentes disse que, para a administração municipal é uma satisfação receber uma pessoa como o Dr. Mauro, pelo conhecimento que o mesmo tem, pela experiência, pelo respaldo e que juntamente com a Dra Rejane, estarão discutindo as ações afirmativas e positivas da gestão do município e também da região.
“É muito importante essa visita, porque nós estamos investindo muito na questão da saúde, construímos unidades básicas e o nosso Hospital já está prestes a ser inaugurado, isso é importante pra gente ter uma linha de conduta, e fazer com que a nossa saúde cada dia seja melhor pra nossa sociedade”. Afirmou o prefeito.
Concluiu suas palavras dizendo que a presença do Dr. Mauro com toda sua experiência, somada ao grande conhecimento da Dra Rejane, em especial na área da saúde do município, irá contribuir bastante para a evolução dos trabalhos e ainda ressaltou o fato de que em breve será iniciada a construção de mais um Pronto Atendimento para oferecer melhores condições de atendimento à população.

Ronei Alves Oliveira