Habitação é foco da 2.ª edição do Programa Bom Dia Prefeito

Cláudio Burrinho aponta prioridades para atender famílias de baixa renda de Iturama e responde a perguntas de ouvintes

Foto: Aldair de Lima

O setor habitacional foi o ressaltado por Cláudio Burrinho na manhã desta segunda-feira, 31 de janeiro, na segunda edição do “Bom Dia Prefeito”, programa que vai ao ar às segundas, às 7h, nas rádios Clube FM, Metrô FM e Pontal AM, com a participação dos ouvintes. As perguntas e sugestões podem ser encaminhadas ao prefeito pelo e-mail .

Cláudio Burrinho lembrou que no ano de 2010 a administração municipal iniciou a construção de 60 casas no Alcides Veríssimo, unidades que deverão ser entregues no primeiro semestre deste ano. Pelo Santa Rosa, um segundo loteamento, inicialmente serão construídas 150 novas casas – a Prefeitura doa os terrenos e as unidades podem ser financiadas pela Caixa Econômica Federal.

“Pelo Programa Meu Lar, o governo municipal inovou no setor da habitação para que as pessoas que mais precisam possam ter moradias garantidas. Por meio desta iniciativa, àqueles que não têm condições de concretizar os financiamentos terão direito a terrenos para construir suas casas de acordo com a condição financeira”, explica o prefeito.

Serão 560 terrenos direcionados a famílias de baixa renda de acordo com a triagem feita por assistentes sociais. “Entre terrenos e casas em nossa administração já delimitamos mil unidades para atender a comunidade. Além disso, vamos buscar mais parcerias para ampliar o número de unidades.”

Perguntas

Na manhã desta segunda-feira, o prefeito também responder a perguntas de ouvintes encaminhadas pelo e-mail :

Rafael Oliveira Faria solicitou informações sobre ações realizadas pela Administração para assegurar cidadania aos jovens de Iturama, principalmente nas instituições de ensino.

Ao responder a pergunta de Rafael, Cláudio Burrinho ressaltou os investimentos que são feitos na educação. “Temos o ‘Programa de Auxílio Financeiro para os Alunos de Baixa Renda Familiar que Cursam o Ensino Superior’, pelo qual a Prefeitura de Iturama disponibiliza 500 bolsas a alunos da Unip e da Fama. Neste ano fizemos também compromisso com IEP (Instituto Educacional Profissionalizante) para a distribuição de 80 bolsas para os cursos profissionalizantes. Pelo CVT (Centro Vocacional Tecnológico) são oferecidos cursos de capacitação desde 2009, tudo de graça.”

O prefeito falou ainda do transporte dos universitários até faculdades da região. “Trata-se de um auxílio de R$ 200 por mês para cada aluno atendido, em um total de 820 universitários transportados por dia. Hoje podemos dizer que nossos projetos no setor da educação são exemplo para toda a região.”

O Ensino Fundamental também foi ressaltado. “Os prédios de nossas escolas estão sendo reformados e no ano passado conseguimos aumentado o Índice de Desenvolvimento de Educação Básica de 4,2 para 6. Nossa Administração investe muito na educação porque sabemos da importância de investirmos em nossas crianças, da qualificação profissional e também da formação universitária.”

A ouvinte que se identificou apenas como Yara solicitou informações sobre os objetivos do “Bom Dia Prefeito”.

“Yara, os principais objetivos são fazer uma prestação de contas sobre as ações da Administração, poder ouvir as pessoas do município, aceitar sugestões e definir soluções – um ganho de relacionamento entre a comunidade e a Administração Municipal, que vai melhor e muito a qualidade de vida de todos”, respondeu o prefeito.

A pedidos de Leidilane Oliveira, do irmão dela Rodrigo e da mãe Joana Leida, o prefeito anunciou os shows da Exporama 2011, entre os dias 20 e 24 de julho: Eduardo Costa, Gian & Gionavi, Christian & Half e João Carreiro e Capataz.

“Um de nossos compromissos é manter a Exporama com portões abertos para a comunidade, principalmente, para que as pessoas mais humildes possam participar com sua família. É mais uma importante parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, com shows de qualidade.”

“Quero agradecer a todos que entendem a nossa administra. Estou aqui para trabalhar e fazer as coisas acontecerem para desenvolver ainda mais Iturama e Alexandrita”, finalizou.

Elizandra Manfrim Magossi