Parar de fumar nunca é uma tarefa fácil. A boa notícia é que existem grupos de apoio para incentivar quem quer abandonar o vício.
No mês de setembro os grupos de apoio na luta contra o Tabagismo das UBS Rui Gomes Nogueira Ramos (Bom Sucesso) e Milton de Andrade Horta (Santa Rosa) apresentaram o relatório de várias ações desenvolvidas com objetivo de oferecer acolhimento a quem quer parar de fumar.
O grupo de apoio conta com orientação e acompanhamento do Dr° Patrick D´Almeida Torreira Lema (UBS - Milton Horta), Drª Aline Baldissera Moscatel (Nutrionista), Drª Jaqueline Adrielle Amâncio (UBS - Rui Gomes) e das enfermeiras Aparecida Aline de Oliveira (Referência em Tabagismo), Alaide Alves de Souza Ramos (UBS - Rui Gomes) e Cíntia Maria Ferreira e Feijó (UBS - Milton Horta).
Os grupos são realizados em quatro sessões, sendo uma (01) sessão por semana com duração de um mês, de acordo com o protocolo, onde são abordados os seguintes temas;
1ª Sessão: Entender porque se fuma e como isso afeta a saúde
2ª Sessão: Os primeiros dias sem fumar
3ª Sessão: Como vencer os obstáculos para permanecer sem fumar
4ª Sessão: Benefícios obtidos após parar de fumar.
No decorrer das sessões foram entregues aos pacientes que participaram dos grupos a medicação Bupropiona: sendo administrada um comprimido por dia e o adesivo Nicotin com doses de 7, 14 e 21 mg onde são prescritos de acordo com a quantidade de uso do tabaco de cada paciente e utilizados um adesivo a cada 24 horas.
Vale destacar, que o cigarro é a segunda causa de morte inevitável no mundo, nele há mais de 5 mil substâncias que causam malefícios a saúde, entretanto ainda tem muitas ações a serem desenvolvidas no município, pois a população ainda tem tabus em relação aos grupos de tabagismo, desta forma é essencial um trabalho em equipe, pois só tivemos este resultado, pois todos envolvidos trabalharam unidos, pois não seria possível sem a ajuda das enfermeiras e médicos que apoiaram e se prontificaram em colaborar.