Governo municipal entrega duas ambulâncias e UTI móvel

Por meio de recursos próprios, foram investidos cerca de R$ 200 mil para otimizar transporte de pacientes

Coletiva_504

Foto: Aldair de Lima

O prefeito de Iturama, Cláudio Burrinho, entregou, oficialmente à equipe da Secretaria Municipal de Saúde, na manhã desta sexta-feira, no pátio do Paço Municipal, duas ambulâncias zero KM e uma UTI móvel semi-nova – investimento total de R$ 199,6 mil de recursos próprios no setor de transporte de pacientes.

Trata-se, segundo o secretário municipal de Saúde, Juliano Gonçalves Dantas, de uma forma efetiva de fortalecer o Sistema Único de Saúde o que, consequentemente, reflete no maior respaldo à comunidade. “São veículos totalmente equipados para percorrer pequenas e grandes distâncias, inclusive nos casos de urgência e emergia. A atual Administração Municipal faz investimentos acima de 20% no setor da Saúde e não tem medido esforços para melhorar ainda mais as condições de atendimento”, considerou o secretário.

Além da imprensa de Iturama, acompanharam a entrega dos veículos os vereadores Alex Sandro Gonçalves Santos, Adelvan Donizete Freitas Borges, Dr. Cristino Ferreira de Urzedo, Januário Francisco de Andrade e Marciel Jesus Ferreira, parlamentares que consideraram as aquisições dos veículos como primordiais para o atendimento satisfatório dos pacientes de Iturama.

O prefeito Cláudio Burrinho lembrou que em sua gestão os investimentos no setor da saúde têm sido prioritários. “Sabemos que em todo o mundo a saúde não atende 100% das necessidades da população e em Iturama queremos ampliar ao máximo as condições de assistência. Entregamos duas Unidades Básica de Saúde no ano passado, estendemos o horário de atendimento e disponibilizamos dois médicos para plantão 24 horas. Agora, com a entrega de duas ambulâncias e uma UTI móvel reforçamos o serviço de transporte de pacientes.”

AMVARIG

Cláudio Burrinho aproveitou a oportunidade para informar que assumirá, na próxima terça-feira, a presidência da AMVARIG (Associação dos Municípios do Baixo Vale do Rio Grande), entidade que integra dez municípios do Pontal do Triângulo Mineiro: Iturama, União Minas, Carneirinho, São Francisco de Sales, Frutal, Limeira do Oeste, Fronteira, Planura, Comendador Gomes e Itapagipe.

“Esta foi uma vontade manifestada pelos prefeitos que integram a Associação e vejo como uma forma de reconhecimento do trabalho que estamos realizando em Iturama. Frente à presidência, uma das prioridades será a recuperação da malha rodoviária que corta o Pontal do Triângulo Mineiro, o que acreditamos que seja um dos grandes anseios de todos que precisam utilizar as nossas rodovias. É uma responsabilidade muito grande que assumirei com seriedade e muita força de trabalho.” A reunião de posse será às 9h, na Prefeitura de Iturama, na Avenida Alexandrita, 1.314. Jd. Eldorado.

Vara Federal

Também na terça-feira, será realizada em Iturama, às 17h, na Rua Ituiutaba, 1.105, a inauguração da Vara do Trabalho, local onde atualmente funciona o Posto Avançado. “Agradeço o empenho de todos os advogados e do juiz Alexandre Chibante que não mediram esforços para que a elevação de Posto Avançado para Vara do Trabalho ocorresse, uma luta da qual também participamos.”

Elizandra Manfrim Magossi