Finalizada etapa de aplicação dos questionários pelo PLHIS

Próximo passo será a promoção de séries de reuniões com as comunidades de diferentes bairros de Iturama; sugestões devem ser apresentadas

Fotos: Marcos Antônio Silva

A aplicação dos questionários pelo PLHIS (Plano Local de Habitação de Interesse Social), que irão apontar as demandas mais emergenciais no setor de habitação em Iturama, foi concluída no último sábado, dia 20 de novembro, quando visitadas famílias de Alexandrita, dos bairros Cruzeiro, São Miguel, Dr. Diógenes de Souza e localidades às margens da BR 497 e dos córregos Quati e Santa Rosa.

As equipes envolvidas foram as das secretarias municipais de “Educação”, “Saúde”, “Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente” e “Desenvolvimento Social”, IEP (Instituto de Educação Profissionalizante), escolas Jandira Silva Chaves, Dom Alexandre e Cesu D. Fiúca, agentes de saúde, equipes do Programa Pequeno Jardineiro, do Programa Saúde da Família e Unidade Básica de Saúde. No dia 15 de novembro o trabalho foi centralizado às margens do Córrego Quati.

Somente no Distrito de Alexandrita foram feitas 500 entrevistas, ação que durou uma hora e trinta minutos pelo grande número de voluntários que trabalharam na coleta de dados. Nesta semana, todas as informações colhidas são tabuladas por equipe da FAMA e, entre o período de 1.º a 10 de dezembro deverão ser realizadas reuniões com a comunidade de diferentes bairros de Iturama.

Meta

A meta, segundo o gestor de Convênios da Prefeitura de Iturama, Clayton José de Oliveira, que coordena o PLHIS em Iturama, é que a sociedade possa apontar quais projetos devam ser implantados para atender à demanda no setor habitacional no município. “A busca é por melhorar a qualidade de vida da comunidade por meio de ações que visam garantir o acesso à moradia digna. O número de pessoas engajadas para que isso aconteça, todos voluntárias, tem surpreendido a equipe que coordena o PLHIS no nosso município”, finaliza Oliveira.

Elizandra Manfrim Magossi