Feira cultural abre espaço para encontro de Folia de Reis

Dia do Trabalhador

Organizado pela Secretaria Municipal de Cultura da prefeitura de Iturama, o encontro reunirá cerca de 20 companhias mineiras e paulistas no Dia do Trabalhador na praça matriz

A programação da XVI feira cultural “Iturama e Região Mostram Seus Talentos” já foi definida pela Secretaria Municipal de Cultural do município e para este ano a prefeitura preparou uma grande novidade. Além da exposição e comercialização de artesanatos e comidas típicas, ela abre espaço para o I Encontro de Folia de Reis.

Doze companhias mineiras e oito paulistas foram convidadas para o evento que atraí em cada edição quase duas mil pessoas a praça matriz da cidade no dia 1º de maio em comemoração ao Dia do Trabalhador. De acordo com o cronograma do evento, a abertura oficial será as 8 e às 11 horas inicia o encontro.

Segundo o secretário municipal de Cultura de Iturama, Romes Damacena os profissionais do setor estão confeccionando a decoração com elementos que rementem ao tema. O trabalho de ornamentação e montagem de toda estrutura física (barracas, iluminação..etc) deve ser finalizado no sábado já que o evento acontece no domingo.

O coordenador do encontro em Iturama, Odoventivo José Mendes de Paula faz parte da banda do Oriente, que fará a abertura, disse que está muito feliz pela receptividade do prefeito com o projeto. “Eu sempre quis fazer este evento aqui em Iturama. O Cláudio e toda Administração recebeu muito bem a minha ideia e agora estamos trabalhando para que seja um sucesso.”

Na opinião do prefeito, a realização deste evento junto à feira cultural na Praça do Santuário foi uma decisão pautada em diversos aspectos. Entre eles, o grande número de pessoas que vão ao local no Dia do Trabalhador e o de que é uma iniciativa que visa a valorizar a cultura local. Ele salientou ainda que é um evento que fomenta a economia com a passagem de visitantes e da própria população.

Programação

O encontro está previsto para iniciar às 11 horas e deve seguir por todo período da tarde. À noite no mesmo palco onde as companhias finalizam suas apresentações, animam o público as bandas Os Patrões e grupo Só Refrão.

Fotos: Aldair Lima∕ Marcos Antônio