Expedição de guias do ITBI passa a ser feita no setor de Cadastro

A partir do último dia 3, Prefeitura de Iturama centralizou

atendimento; meta é agilizar o serviço para o contribuinte

Adenor Anselmo de Queiroz

A Divisão de Receitas da Prefeitura de Iturama passou, nesta segunda-feira, a agregar um novo serviço: o atendimento de cálculo e emissão de guias de ITBI (Imposto de Transmissão de Bens de Imóveis), agora, feito no Cadastro Tributário, no Centro Administrativo Municipal, na Avenida Alexandrita, 1.314, no horário das 8h às 11h e das 12h30 às 17h.

A meta é centralizar e facilitar a expedição da documentação, antes feita na Administração Fazendária, como conta o encarregado pelo setor de Cadastro Tributário, Marco Túlio de Souza. “Há cerca de seis ou sete anos a Administração Municipal busca trazer este atendimento para o Paço Municipal, o que foi possível somente na atual administração, pela intervenção do prefeito Cláudio Tomaz de Freitas. Isso sem dúvidas facilitará a vida do contribuinte que encontrará em um mesmo local tudo o que precisa para obter a guia.”

A responsável pelo serviço de expedição do ITBI, Lucimar Ferreira de Freitas, disse que como se trata de um imposto municipal, nada mais adequado que possa ser viabilizado na Prefeitura. “Além de centralizarmos todo o atendimento, a medida torna possível que o interessado obtenha a guia no mesmo dia em que foi solicitada. Antigamente, poderia demorar até dois dias e o requerente tinha de se deslocar à Prefeitura, à Administração Fazendária e a escritórios. Agora, encontra todos os procedimentos em um único local”, conta ela.

Demanda

Ela explica que com a ampliação nos financiamentos para a habitação, a movimentação para obter a guia de ITBI tem acompanhado o crescimento. “Geralmente, dependendo do mês, atendemos uma média de 15 pessoas por dia. O documento que solicitamos, inicialmente, é a certidão de liberação, no caso das construções, o que pode ser obtido no Departamento de Obras, espaço ao lado onde estamos atendendo. Já a guia de transmissão pode ser obtida por e-mail, assim que solicitada e também disponibilizaremos no site da Prefeitura de Iturama – www.iturama.mg.gov.br.”

O recolhimento das taxas referentes pode ser feito nas agências bancárias (exceto Santander), Correios e agências Lotéricas. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (34) 3411 9549 e (34) 3411 9520.

Elizandra Manfrim Magossi

Tel: (34) 3411 9512