Exames preventivos, doação de sangue e vacinação marcam fim de semana da I Semana de Saúde

IMG 6173O fim de semana em Iturama foi marcado por ações de prevenção e promoção da saúde.


As atividades desempenhadas fizeram parte da I Semana da Saúde - “Conscientização, prevenção e diagnóstico precoce”. Na sexta-feira, foi realizado o Dia da Prevenção no Campo, em parceria com diversas entidades representativas. O foco foi exames preventivos de doenças graves como câncer de colo de útero, pele, próstata, DST’s e diabetes. No sábado, foi realizada a Campanha de Doação de Sangue pela Fundação Hemominas. Já no domingo, a Feira Livre foi o local escolhido para realizar a campanha de vacinação contra a meningite e a HPV.



Prevenção no Campo

IMG 6170
Em parceria com o Hospital Dr. Hélio Angotti, Emater, Sindicato dos Produtores Rurais de Iturama, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Iturama, Asforama e Sicoob Credirama foram realizados atendimentos a 400 pacientes. Exames preventivos contra diversos tipos de câncer, aferição de pressão e orientações foram oferecidas gratuitamente no Parque de Exposições Edilson Lamartine Mendes. “A prevenção é sempre o melhor remédio. Foi esse o nosso objetivo de promover a saúde e permitir que as pessoas tenham acesso a exames que podem detectar essas doenças e já iniciar um tratamento”, afirmou o Secretário de Saúde, Juliano Dantas.



Campanha de Doação de Sangue

IMG 6204
No sábado (05), foi realizada a Campanha de Doação de Sangue no Ambulatório Municipal. A ideia foi colher material para o Banco de Sangue do Hospital das Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM) de Uberaba. Pacientes da região inteira são atendidos periodicamente pelo hospital e em alguns casos há necessidade de transfusão. “Essa campanha atendeu as nossas expectativas. Temos sempre essa demanda da região e Iturama tem ajudado a superar isso”, disse Carlos Freitas, técnico administrativo da Fundação Hemominas.



Vacinação

IMG 6233
Para fechar as ações desenvolvidas no fim de semana, a Feira Livre recebeu a Campanha de Vacinação contra a HPV e a Meningite, que eram voltadas para os adolescentes. “Estamos com uma baixa procura dessas vacinas e decidimos ir até onde as pessoas estão”, disse Aparecida Helena da Silva, educadora em saúde de Iturama.