Esse ano, pela primeira vez, três escolas municipais participarão da Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteira (OIMSF), sendo elas: Escola Municipal Maria de Queiroz Barbosa, Escola Municipal Lourival Batptista Câmara e Escola Municipal João Ribeiro Rosa.
A Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras, maior olimpíada de Matemática interclasses do mundo, é uma competição em equipes para estudantes do fundamental I e II e ensino médio. A prova será realizada no dia 05 de abril sexta-feira, na própria escola, portanto, hoje!
A Secretaria Municipal de Educação parabeniza as Escolas participantes e deseja a todas as equipes, muito sucesso!
Informações!
Olimpíadas de Matemática sem Fronteira
Criada em 1989 pelo Ministério da Educação da França, a competição envolveu em 2018 mais de 250 mil alunos de 29 países, sendo 80 mil brasileiros de todos os estados do país. A prova é aplicada em 10 idiomas diferentes.
No Brasil, a Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras é organizada pela Rede POC – Rede do Programa de Olimpíadas do Conhecimento – instituição cujo objetivo é estimular o interesse entre os estudantes pela Ciência, Tecnologia e Inovação.
O diretor acadêmico da Rede POC, Ozimar Pereira, explica que a OIMSF é diferente das outras competições do gênero. “A Matemática Sem Fronteiras é a única realizada por equipes, formadas nas próprias classes, não é individual como as outras”, diz. Na opinião de Brigitte Wenner, supervisora de Matemática do Ministério da Educação da França em Strasbourg/Alsácia e presidente da Association Internationale Mathématiques Sans Frontieres, o formato da prova produz efeitos positivos sobre a qualidade do ensino da Matemática, uma vez que estimula o trabalho em equipe na classe e a resolução de problemas abertos. “Um problema é aberto se seu enunciado é curto, não induzindo ao método de resolução, e onde muitas estratégias são possíveis para a sua resolução”, explica Brigitte.