Em reunião com a diretoria da COPASA Prefeito e Vereadores Exigem da Estatal Cumprimento do Contrato ou Nulidade do mesmo

fraeta
Numa discussão bastante acirrada e ânimos exaltados o Prefeito Anderson Golfão juntamente com os Vereadores cobrou duramente da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (COPASA) o cumprimento de alguns serviços que não veem sendo realizados pela companhia, descumprindo assim alguns itens do contrato e prejudicado bastante a comunidade e o meio ambiente.

O encontro entre as autoridades políticas e representantes da COPASA ocorreu na tarde desta sexta-feira no gabinete do prefeito de Iturama Anderson Golfão, além dos vereadores marcaram presença: Guilherme Frasson Neto (Dir. de Operações Região Sul); Clóvis Horta (Chefe de Gabinete da Diretoria Geral da Copasa); João Martins (Superintendente de Operações Centro-Oeste) e Francisco Macedo Fraietta (Gerente Distrital).

Confira o que foi discutido na reunião; em forma de perguntas e respostas Guilherme Frasson Neto (Dir. de Operações Região Sul) respondeu as principais questões:

O prefeito e os vereadores exigiram que o valor cobrado da taxa de esgoto seja reduzido de 97,5% para 25%, existe essa possibilidade?

"A questão da tarifa do esgoto é única no estado, não é a COPASA quem regula, esta definição parte da Agencia Reguladora dos Serviços de Água e Esgoto de Minas Gerais (ARSAE), neste caso o tema tem que ser discutido entre a ARSAE, mas estamos abertos para o debate".

Entre as exigências está a revitalização dos córregos, existe algum trabalho a ser feito neste sentido?

"Nós posicionamos e temos como prioridade para 2020 de executar em Iturama o projeto "Promananciais" este projeto será desenvolvido em parceria com a sociedade, Câmara Municipal, Prefeitura e demais Instituições, o projeto vai prioriza as ações ambientais no município e na região".

Outra demanda bastante cobrada é sobre o forte odor exalado pela estação de tratamento que se localiza no bairro São Miguel. Existe uma solução pro caso?

''
Antes de vir pra reunião nós fomos até o local da referida estação de tratamento e constatamos que diversas medidas operacionais já estão sendo realizada, inclusive com dosagens de produtos químicos para mitigar (diminuir o odor) na estação de tratamento. Certamente na medida que a gente for trabalhando outros detalhes técnicos, os odores irão diminuir bastante".

Para o Distrito de Alexandrita foi exigido a construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). Isso irá acontecer?

"O prefeito nos solicitou agilidade nesta questão, estamos com alguns pontos desse empreendimento em atraso, porém o projeto já está concluído, neste caso pedimos a parceria da prefeitura para que seja emitido um Decreto de Utilidade Pública; o próximo passo será a definição da área e também o licenciamento ambiental; para isso, o prefeito prontamente dispôs nos ajudar e assim daremos celeridade na execução do serviço".

Outra demanda relevante em Alexandrita é o "Sugamento" das fossas que deveria ser feito pela Companhia, mas quem tem feito o trabalho é o município, porque?

"Tomamos ciência agora desta situação, a companhia sempre realizou este trabalho, mas por questão de problemas de manutenção de equipamentos esse serviço não vem sendo executado, iremos adotar medidas em regime de urgência e retomar os trabalhos".

Durante a reunião por diversas vezes prefeito e vereadores ameaçaram rescindir o contrato de concessão do serviço de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto que a empresa possuí com o município. Contrato este que se estende até 2038.

Ao ser questionado sobre uma possível quebra do contrato entre o MUNICIPIO e a COPASA, Frasson foi enfático em afirmar que a estatal não tem intenção de deixar o município, e que fará de tudo para que a companhia continue em Iturama.

"Lamento ter chegado a tal ponto, concordo que precisamos evoluir, mas através da nova equipe Diretiva firmamos aqui um novo compromisso, de prestar-mos cada vez mais o melhor serviço para a comunidade. Esta é a nossa proposta, e disponibilizamos de mecanismo para esta evolução". Finaliza Guilherme

FONTE: Eva Santtus