Educação de Iturama está entre as 500 melhores do país

Anexo-sem-título-00115.gif

IOEB

Dos 5.283 municípios avaliados pelo IOEB, Iturama ficou na 495º colocação, ficando a frente das seis cidades vizinhas e dos grandes centros Uberlândia, Uberaba e Ituiutaba

A Educação de Iturama está no ranking das 500 melhores entre os 5.283 municípios brasileiros, de acordo com o Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB) elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP). A lista foi publicada na Revista Exame desta semana e avaliou as escolas públicas e privadas.

Com a nota 5,1, Iturama ficou à frente das seis cidades vizinhas e desbancou os grandes centros Uberlândia (4,8), Uberaba (4,7) e Ituiutaba(4,8). O resultado deixou também o Município acima das médias Estadual (5,0) e Nacional(4,5). A pesquisa levou em conta qualidade da formação dos professores nas escolas, média de hora aula por dia, experiência dos diretores no cargo e o atendimento na rede de Educação Infantil.

Dos oito indicadores, Iturama superou a do Estado e do Brasil em sete deles. Destaque para a formação dos docentes que chegou a nota de 9,8 em uma escala de 0 a 10. Por meio de sua rede social, o prefeito de Iturama, Cláudio Tomaz de Freitas (Cláudio Burrinho) comemorou o resultado e elogiou a equipe de educadores e Secretaria Municipal de Educação.

Ele enumerou os investimentos voltados à Educação realizados pelo Governo Municipal. “Fizemos obras em todas as estruturas físicas das escolas municipais, construímos três novas creches, uma escola municipal, reestruturamos a merenda escolar, trocamos o mobiliário delas e os educadores sempre estão se capacitando. É um conjunto de ações que sem a dedicação deles não seria possível,” concluiu.

Outro fator que contribuiu para este desempenho foi o resultado do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e a Prova Brasil. No indicador da taxa de atendimento da Educação Infantil (0 a 6 anos), Iturama apareceu com 5,0 enquanto Minas Gerais apresentou 3,6. Dos 853 municípios do Estado, apenas 169 conseguiram ficar entre as 500 melhores.

IOEB

O IOEB é uma ferramenta que busca apoiar a atuação de líderes em prol da educação brasileira. O intuito é estimular os gestores a promover transformações que deixem um legado em todo o ecossistema da educação.

Abaixo a nota e classificação dos municípios.

Cidade                       Nota Classificação
Iturama                     5,1     495º