Domingo em Iturama terá encontro de Folia de Reis na Feira Cultural

DSC_3682.jpg

Dia do Trabalhador

Prefeito e vice abrem a décima sexta edição do evento às 8 horas com a presença da banda municipal Santa Rosa de Lima; Ás 11 horas começa o encontro que reunirá 18 companhias de Iturama e região

A Prefeitura de Iturama comemora o Dia do Trabalhador neste domingo(1º) com mais uma edição da Feira Cultural “Iturama e Região Mostram Seus Talentos” e I Encontro de Folia de Reis na praça Padre João Maria Valim (praça do Santuário). A abertura oficial da décima sexta edição do evento está prevista para as 8 horas com a presença da banda municipal Santa Rosa de Lima. Já o encontro inicia às 11 horas com a passagem da banda do Oriente pelo primeiro arco, as apresentações das bandas Os Patrões e Só Refrão começam às 20h30.

No evento deste ano não foi só a decoração que mudou para recepcionar as companhias. O palco da Feira Cultural precisou ser reestruturado. Ele não será mais no coreto como nas últimas edições, mas sim na Avenida Seis Irmãos esquina com a Rua Ituiutaba . Isso porque o encontro das companhias de Santos Reis tem uma dinâmica que prevê a passagem por vários arcos que só finaliza no palco.

E para que tudo esteja pronto para receber os mais de dois mil visitantes a equipe da Secretaria de Cultura e demais pastas envolvidas na organização estão trabalhando a todo vapor. “As tendas para acomodar os trabalhas de artesanato já foram montadas. A ornamentação do local e das barracas irá terminar no sábado,” garante uma das profissionais do setor.

A Feira é um Bem Cultural registrado pelo município e há dezesseis anos é uma oportunidade em que a Prefeitura de Iturama abre espaço para que artistas não só local mas da região possam mostrar os seus trabalhos. Para este ano mais de 80 expositores se inscreveram para as categorias de artesanato e comidas típicas.

Sobre o encontro

Na expectativa da realização do I Encontro de Folias de Reis, o coordenador Odoventivo José Mendes de Paula afirmou que das 20 companhias convidadas, 18 já confirmaram presença. Ainda segundo a atitude do Governo Municipal em receber o projeto idealizado por ele mostra o quanto o gestor se preocupa em valorizar a cultura do interior.

O prefeito Cláudio Tomaz de Freitas (Cláudio Burrinho) disse que não poderia deixar de abraçar esse projeto tão importante para à população. Ele lembrou que assim como o encontro, resgatou o Desfile Cívico em comemoração ao Dia da Independência do Brasil e a Cavalgada, além de dar apoio a diversas iniciativas culturais.

Cláudio Burrinho pediu que os moradores e visitantes prestigiem os artistas em exposição pois para muitos é uma grande oportunidade de renda extra e também garantir encomendas para os próximos meses. “Espero que todos aproveitem este evento que está sendo preparado com muito carinho.”

Animação

À noite no mesmo palco onde as companhias finalizam suas apresentações, animam o público as bandas Os Patrões e grupo Só Refrão.

Da Assessoria

Fotos: Aldair Lima∕ Marcos Antônio