Dia da Independência

Desfile cívico em Iturama atrai mais de 2 mil pessoas

Organizado pela Secretaria Municipal de Educação e Polícia Militar, evento reuniu na avenida Prefeito Juca Pádua 34 pelotões

O desfile cívico comemorativo aos 193 anos de independência do Brasil neste dia 7 de setembro, atraiu mais de 2 mil pessoas a avenida Juca Pádua em Iturama, segundo estimativa da Polícia Militar(PM). Organizado pela Secretaria Municipal de Educação com apoio da PM, evento reuniu 34 pelotões com 30 participantes cada um dentro os quais integraram Corpo de Bombeiros, escolas municipais, estaduais, particulares, clubes de serviço e projetos sociais.

A secretária de educação Rita de Cássia Donegá Salomão Lorenzato destacou a grande participação da comunidade mesmo sendo feriado prolongando. “Mostraram verdadeiro exemplo de cidadania e respeito que constroem uma sociedade mais justa e resplendora ao ser humano,” avaliou.

Pela segunda vez presente no evento desde que assumiu o comando da 3ª Companhia Independente de Polícia Militar, o capitão Magno Cipriano Oliveira parabenizou prefeito pelo resgate do evento que marca o Dia da Independência. Capitão e sua família acompanharam todo desfile do palco montado em frente à Câmara Municipal.

A poucos minutos do ínicio do evento, vice-prefeito Olegário Lima disse que o evento deve servir de motivação para os estudantes e comunidade. “Que possamos casa vez mais comemorar nossa independência de forma onde tenhamos a oportunidade para nossos jovens que é futuro da nossa geração”, frisou ele parabenizando a organização e participantes.

Antes de anunciar o ínicio do desfile prefeito Cláudio Tomaz de Freitas, Cláudio Burrinho citou outra iniciativa cultural resgatada também no seu primeiro mandato, em 2009. “Acabamos de realizar a cavalgada do dia 23 de agosto com grande empenho e com apoio da Polícia Militar.Tivemos resultado positivo com mais de 1,2 mil cavaleiros nesta mesma avenida e sem nenhum acidente.”

Em seguida, justificou porque sua gestão valoriza tais festividades. “O país tem que manter viva sua história. Na minha época de estudante tínhamos esse desfile que depois ficou esquecido e tive a condição de resgatar,” considerou.

Cronograma

Cerimônia festiva começou às 8 horas com hasteamento das bandeiras feito pelo prefeito, presidente da Câmara de Vereadores, Ana Lúcia Menezes Santos e capitão Cipriano ao som da banda Santa Rosa de Lima. Pelotão das polícias Militar, Meio Ambiente e Trânsito e Corpo de Bombeiro acompanharam o ato antes de se juntarem aos demais participantes.

Ensaios

Como nos anos anteriores, a sexta edição do desfile contou com apoio dos policiais militares para a condução dos ensaios nas escolas são eles: Cabos Cícero Daniel da Silva, Pablo Rodrigues e sargento Genázio Oliveira.

Fotos: Aldair Lima ∕Marcos Antônio