Começou trabalho de reestruturação da Secretaria de Desenvolvimento Social

Conselhos 3

Após assumir a Secretaria de Desenvolvimento Social de Iturama, a Secretária Paula Pichioni busca reestruturar o departamento.

A atuação iniciou com um diagnóstico profundo, com o intuito de criar um planejamento de ações estratégicas no setor durante a sua gestão, que foi analisado segundo orientações do prefeito Anderson Bernardes.

Em um primeiro momento, as atividades são de formação dos conselhos municipais de diversas áreas. Esses conselhos não existiam, o que pode ter impossibilitado o município de receber muitos benefícios. Além disso, os cadastros de pessoas que necessitam de auxílio dos serviços prestados pela secretaria também estão sendo produzidos, uma vez que não foram encontrados os registros de anos anteriores.

Como responsabilidade da Secretaria de Desenvolvimento Social está o amparo a entidades e o acompanhamento dos serviços do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e do Centro Especializado de Assistência Social (CREAS). “O nosso objetivo é dar autonomia para todas as pessoas que buscam nosso auxílio. Não apenas dar o peixe, mas ensinar a pescar”, afirmou Paula.

Nesta primeira semana de trabalho, o primeiro conselho constituído foi o de Assistência Social, que elegeu como presidente Wemerson Medeiros dos Santos. “Esses conselhos são paritários, ou seja, possuem a presença de representantes da sociedade e do poder público. É ele que acompanha, fiscaliza a prestação de contas da secretaria e pode permitir a vinda de recursos para nosso município”, explicou Paula. O segundo conselho formado foi o do Idoso, que elegeu Fátima Mafra como presidente. Outros oito ainda deverão ser criados.

De acordo com a secretária, o prefeito Anderson Bernardes tem acompanhado de perto todas as ações e solicitado o empenho máximo no desenvolvimento dos projetos. “A tarefa é árdua, porém vamos organizar toda a secretaria de forma responsável e dar todo o apoio necessário às famílias que precisarem”, finalizou Paula.

Conselhos 2Conselhos 1

Â