Começa nesta sexta vacinação contra HPV em Iturama

Anexo-sem-título-00004.jpg

Saúde deve imunizar nas escolas e na UBS Tiradentes mais de 800 meninas com idade entre 9 e 11 anos

A partir desta sexta-feira, dia 13 de março, a Secretaria Municipal de Saúde de Iturama começa a campanha de vacinação contra HPV (Papiloma Vírus Humano), principal causador do câncer do colo de útero nas escolas. Imunização deve ocorrer nas instituições de ensino e na UBS (Unidade Básica de Saúde) do bairro Tiradentes. Expectativa é vacinar mais de 800 meninas com idade entre 9 e 11 anos.

 

Este ano, o Ministério da Saúde (MS) contempla a faixa etária citada acima e segundo a enfermeira coordenadora de imunização, Silma Aparecida de Freitas Souza o critério para a campanha nas instituições de ensino é uma proposta do órgão para facilitar o alcance e adesão do público-alvo. “Daí a razão de preferirmos vacinar pelo menos a 1ª dose nas escolas encaminhando estas meninas para receberem as demais doses na UBS Tiradentes.”
Ainda segundo ela, as meninas contempladas no ano de 2014 (11 a 13 anos) que ainda não foram vacinadas ou não receberam a 2ª dose também estão incluídas na campanha. “Realizaremos a vacinação nas escolas, porém se os pais que preferirem acompanhar suas filhas poderão também estar levando-as na UBS Tiradentes no período das 7 às 17 horas com o cartão de vacina.”

 

Prevenção contra câncer

O câncer do colo do útero é o terceiro tipo de câncer que mais mata mulheres no Brasil, atrás apenas do de mama e de brônquios e pulmões. O número de mortes por câncer do colo do útero no país aumentou 28,6% em 10 anos, passando de 4.091 óbitos, em 2002, para 5.264, em 2012, de acordo com o Atlas de Mortalidade por Câncer no Brasil, publicação do Ministério da Saúde e do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

 

Tomar a vacina na adolescência é o primeiro de uma série de cuidados que a mulher deve adotar para a prevenção do HPV e do câncer do colo do útero. No entanto, a imunização não substitui a realização do exame preventivo e nem o uso do preservativo nas relações sexuais. O Ministério da Saúde orienta que mulheres na faixa etária dos 25 aos 64 anos façam o exame preventivo, o Papanicolau, a cada três anos, após dois exames anuais consecutivos negativos .(Fonte: Ministério da Saúde)
Da Assessoria