Cláudio Burrinho entrega Praça Chico Xavier

Durante coletiva nesta sexta-feira, prefeito de Iturama volta a ressaltar conquistas por meio de parcerias; inauguração será às 20h desta sexta-feira

prefeito

Aldair de Lima           Prefeito Cláudio Burrinho em coletiva

Em coletiva à imprensa de Iturama na manhã desta sexta-feira, dia 28 de janeiro, o prefeito Cláudio Tomaz de Freitas, o Cláudio Burrinho, focou os investimentos e parcerias que tornaram possível a implantação de uma das mais modernas praças da região no bairro Antônio Bráulio: a denominada Chico Xavier. Na oportunidade, ressaltou o convite para que todos participem da inauguração, na noite desta sexta, às 20h.

Para Cláudio Burrinho, o projeto foi possível graças a mais uma parceria firmada entre o Poder Público e parlamentares que trabalham para o desenvolvimento do município. A Praça Chico Xavier é um investimento de R$ 361 mil, recursos da Prefeitura e do Ministério do Turismo intermediados pelo deputado petista Gilmar Machado.

“Com as portas da Prefeitura abertas para àqueles que querem atuar por Iturama, ampliamos os recursos destinado a nossa cidade e realizamos obras em praticamente todos os bairros”, ressalta o prefeito. O investimento no bairro Antônio Bráulio segue a proposta da Administração de ampliar as propostas de lazer, esporte e entretenimento e, desta forma, melhor atender aos anseios da comunidade de Iturama.

São 5.440 metros quadrados de área construída que incluem, além da quadra poliesportiva, áreas para lanchonete, academia ao ar livre com 24 equipamentos, um quiosque grande para jogos e pista de caminhada. Entre os aparelhos de academia que podem ser utilizados pela comunidade totalmente de graça estão bicicleta dupla, barra fixa, leg press, simulador de caminhada e abdominal duplo.

“Para que a comunidade aproveite os equipamentos da melhor forma, um profissional da área de educação física vai monitorar as atividades. O horário de atendimento será das 8h às 20h.”

Antes da construção da praça, o local era ponto de descarte de lixo e entulho, o que representava riscos à saúde dos moradores ao em torno. “Foram retirados 57 caminhões de resíduos sólidos do local para que pudéssemos iniciar o projeto. Este é um investimento grande e muito positivo para a sociedade.”

Paralelamente, no bairro Antônio Bráulio é realizada a sinalização vertical e horizontal. “A sinalização de trânsito também ocorre no alto das “200 Casas” e no Baiano Cirino. Na segunda-feira, vamos iniciá-la na Vila Pádua. Peço que as pessoas tenham um pouco de paciência neste período, porque os trechos ficam temporariamente interditados, mas é para maior segurança de pedestres e motoristas.”

Servidores

Durante a coletiva, o prefeito falou ainda das ações realizadas pela Administração Municipal para melhor atender os servidores públicos, como por exemplo, a antecipação da data-base de maio para janeiro. “Este foi um sonho realizado após 20 anos de luta que acompanhei como funcionário municipal, integrando o quadro de dentistas da rede. Também estamos regularizando todos os pagamentos referentes às férias-prêmio. Há funcionários que têm pendências desde 1995 e, agora, até 2012, queremos regularizar todas elas para que a partir daí os benefícios possam ser pagos em dia.”

Sobre a data-base, o secretário municipal de Recursos Humanos, Ademir José Freitas, lembra que a antecipação para janeiro representa uma equiparação com o período de reajuste do salário mínimo e, desta forma, ganhos para o trabalhador. “Houve uma revisão de 3% e ganho real de 2%, resultando em um reajuste de 5%.”

O salário em janeiro será depositado na próxima segunda-feira, último dia do mês. “A intenção do prefeito era que os salários fossem pagos nesta sexta-feira, mas não tivemos tempo hábil para fechar todas as folhas. Entretanto, os depósitos serão feitos no último dia útil do mês, mantendo o nosso compromisso.” Já sobre as férias-prêmio, Ademir lembra que serão pagas de acordo com os requerimentos entregues ao RH.

Elizandra Manfrim Magossi