Atendimento humanizado é prioridade da Secretaria de Saúde de Iturama

JULIANO E NÉLIO 3

Ampliar os serviços de saúde prestados à população e fortalecer a atenção básica são as metas definidas para a Secretaria de Saúde de Iturama.

Além disso, o trabalho visa modernizar o atendimento aos pacientes, atuar em parceria com os municípios vizinhos e criar mecanismos que evitem a necessidade dos moradores da cidade se deslocarem até outras regiões para receber atendimento médico adequado. Poucos dias após assumir a pasta, o secretário Juliano Dantas destacou que mudanças estratégicas já estão sendo feitas e que há uma série de projetos capazes de reverter a situação em que a Secretaria de Saúde foi encontrada, conforme empenho solicitado pelo prefeito Anderson Golfão.

Desde a última segunda-feira (9), a Farmácia Popular começou a funcionar em dois períodos, assim como o Postos de Saúde da Família (PSF), ambos irão funcionar das 7h às 11h e das 13h às 17h. No Pronto Socorro Municipal, dois médicos foram destinados a realizar o acompanhamento de pacientes internados ou em observação, três vezes ao dia. Já no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) foi contratada um psiquiatra, especializada em saúde mental, para a prestação de serviços. “Nossa atenção básica não era estruturada, pois não contava com um médico oito horas por dia nos PSF’s. Além de realizar essa mudança, vamos implantar o prontuário eletrônico para que os médicos possam ter acesso ao histórico do paciente com mais rapidez”, destacou Juliano.

Durante os 100 primeiros dias da nova gestão, Juliano contou que foi feita uma lista de prioridades que precisam ser solucionadas. O secretário ainda lembra que encontrou a pasta com uma série de problemas. Entre eles, linhas telefônicas cortadas, parte da frota de veículos sucateada, contando com 17 dos 34 veículos disponíveis, sendo que 12 estão em estado precário e a manutenção de aparelhos, como o utilizado em exames de raio-x. Apenas com os reparos nos veículos, os gastos previstos giram em torno de R$250 mil.

De acordo com Juliano, o objetivo é que o setor de saúde do município seja referência para a microrregião do Pontal. Para isso, a atenção especial dada pelo prefeito Anderson Golfão e a busca por parcerias com municípios vizinhos é fundamental. “Desde novembro já estamos conversando com os prefeitos eleitos, seus respectivos secretários de saúde e também visitando outros municípios para analisar a melhor forma de trabalho que atenda às necessidades da nossa população”, ressaltou Juliano.

Um dos exemplos de gestão na área da saúde a serem seguidos é o do Ambulatório Médico de Especialidades (AME), da cidade de Votuporanga. Antes mesmo de assumir o comando da Prefeitura de Iturama, Anderson Golfão, a vice-prefeita Cidinha Longo e uma equipe de outros profissionais realizaram uma visita técnica ao local. “O objetivo é que Iturama também tenha um centro nesses mesmos moldes”, finalizou o secretário.