APAE e Prefeitura Municipal de Iturama promovem evento em comemoração a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

palestra dos excepcionais 25
A APAE de Iturama em parceria com a Prefeitura Municipal de Iturama realizou a palestra sobre Educação com o título Neurociências e Educação com a palestrante Ms Maria Cleusa Santos Lemes.

O evento aconteceu em comemoração à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, lembrado todos os anos durante o período de 21 a 28 de agosto. O objetivo da Semana Nacional é abrir debates e colocar a sociedade em reflexão no dever da igualdade para inclusão.

Com o objetivo de lembrar a importância de envolver os diferentes segmentos da sociedade nas programações de caráter informativo, comunicacional, estudos e pesquisas, de forma a sensibilizar e conquistar parceiros que se juntem à causa de defesa e garantia de direitos das pessoas com deficiência e suas famílias, a APAE de Iturama promoveu vários momentos de reflexão e evidenciou a importância da inclusão social. A inclusão social das pessoas com deficiência intelectual e múltipla e suas famílias não se esgota e não tem ponto final.

Com base no tema: "Família e pessoa com deficiência, protagonistas na implementação das políticas públicas" a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2019 vem para reafirmar no contexto desse Movimento, a importância da participação da família, em todos os processos de vida se seus filhos. seja educacional, de desenvolvimento, de habilitação e reabilitação, e demais projetos como na gestão das Apaes.

A Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla (2019), como aconteceu em anos anteriores, foi muito movimentada na APAE de Iturama. A criatividade desta unidade alcançou conquistas, mais espaço e visibilidade no meio social.

O evento contou com a presença dos profissionais da APAE, professores da Rede Municipal de Ensino de Iturama, supervisores, coordenadores e diretores das escolas municipais. Estiveram presentes também as supervisoras de Ensino da Secretária Municipal de Educação, Telma Regina, Luzia Magna, Rosecler Leonel e Marta Angelita.

O Presidente da APAE Adir Souza Lima fez a abertura do evento, falou sobre a importância da inclusão na atualidade e destacou o trabalho desenvolvido pela APAE de Iturama. A diretora da APAE Anísia Luiza de Queiroz Salustiano e a Supervisora da APAE Maria Olegária Pedroza também participaram do evento.

O tema desenvolvido trouxe uma mensagem reflexiva sobre o papel do professor na vida da criança.

A neurociências é uma forma de entender o comportamento da mente. Nos últimos anos, uma atenção especial começou a ser direcionada às possibilidades da neurociência e educação. A neurociência é uma área de estudo relacionada à medicina que trabalha na interface de várias áreas de estudo; dentre elas, a psicologia, a pedagogia, a biologia, a anatomia, a genética, a fonoaudiologia, a tecnologia, a física, a filosofia e muitas mais.

Ela está contribuindo muito para esclarecer o que acontece no cérebro humano da sua formação até seu envelhecimento. Por isso, tem ajudado os educadores a entender o que acontece no cérebro quando ele entra em contato com novas informações, como ele processa essas novidades e de que forma o aprendizado se torna conhecimento para a vida toda.

Com as pesquisas e investigações das últimas décadas, sabemos que tipo de estratégias funcionam melhor para que a aprendizagem seja mais eficaz. A neurociência servirá para embasar uma nova teoria da aprendizagem, visto que as descobertas conduzem a novas abordagens, muito diferentes da que está sendo utilizada na maioria das escolas. Ela, com certeza, irá incentivar uma nova visão de avaliação, de ensino e de currículo.

Assim, a Ms. Maria Cleusa Santos Lemes evidenciou de forma fundamentada e poética a importância de compreender o outro em suas diferenças e valorizou a figura do professor, colocando-o com fundamental nesse papel de formador de sonhos.

palestra dos excepcionais 1

palestra dos excepcionais 2