Alunos da rede municipal têm escolas reformuladas

Prefeito de Iturama, Cláudio Burrinho, reinaugura duas unidades de ensino; recursos próprios são investidos para melhorar qualidade de ensino

Foto: Aline Carvalho Silva

Reinauguração da E.M. João Ribeiro Rosa

O Governo Municipal de Iturama entregou à comunidade na última sexta-feira, dia 8 de abril, dois prédios escolares totalmente reformados, investimento de cerca de R$ 300 mil para atender 1.460 alunos matriculados nas Escolas Municipais “Diretora Maria Sarah” e “João Ribeiro Rosa”. A iniciativa segue a proposta de melhorar a estrutura de todos os nove prédios das escolas municipais até 2012. Além dos recém-reinaugurados, a reforma já foi iniciada no prédio da Escola Municipal “José Tiago de Queiroz”.

Para a secretária municipal de Educação, Rita de Cássia Donegá Salomão Lorenzato, nos últimos dois anos as aplicações de recursos na respectiva área têm sido constantes, como para a capacitação dos profissionais, compra de mobiliário, criação e reformulação das apostilas, compra de livros (4,3 mil exemplares), construção da Creche Dona Ritinha, transporte escolar, auxílio financeiro para universitários que integram famílias de baixa renda, melhora da merenda escolar, etc. Todas as ações que já resultam em desempenho positivo dos alunos em uma série de avaliações propostas pelos governos Federal, Estadual e Municipal.

“As reformas que entregamos possibilitam que nossas crianças tenham instalações mais seguras – após a manutenção das redes hidráulica e elétrica -, e mais adequadas, o que favorece as condições de aprendizagem. Sabemos que investir em educação é investir em cidadania, o que, graças ao prefeito Cláudio Burrinho, acompanhamos amplamente em Iturama”, ressaltou a secretária.

A diretora da E.M. Diretora Maria Sarah, Aster Oliveira Pamplona dos Santos, considerou ser a entrega da reforma da unidade em que trabalha como um compromisso cumprido pelo governo municipal. “Estamos trilhando um novo caminho, muito melhor, com mais atenção à educação, boa vontade e respeito aos cidadãos. Hoje temos uma estrutura melhorada e vemos que a educação de qualidade tem sido uma das prioridades.”

Para a diretora da E.M. “João Ribeiro Rosa”, Jacira de Fátima Ferreira Souza, todos os investimentos hoje feitos em educação contribuem para tornar real o sonho de milhares de crianças matriculadas na rede municipal de ensino. “Todos nós somos responsáveis pelos resultados obtidos pelos nossos alunos e por formar cidadãos cada vez mais conscientes de seus direitos e deveres. Com uma escola de qualidade os resultados positivos são percebidos a cada dia. O prefeito Cláudio Burrinho trabalha cada vez mais para tornar real parte do desejo da família João Ribeiro Rosa, porque volta os olhos para a educação.”

A atuação da Administração Municipal para favorecer a qualidade do ensino público em Iturama também foi ressaltada pelos vereadores Januário Francisco de Andrade, autor das indicações para melhorar a infraestrutura dos prédios escolares do município, e Alex Sandro Gonçalves Santos, presidente da Câmara Municipal.

“O prefeito Cláudio Burrinho tem cumprido seus compromissos com a sociedade e temos a certeza de que ele entregará todos os prédios escolares reformulados nesta gestão”, considerou Januário. “Investir em educação é investir no futuro de nosso País. Tenho prazer de acompanhar de perto todas estas mudanças”, disse o presidente do Legislativo.

Para o prefeito Cláudio Burrinho, Iturama vive um grande momento graças aos projetos já realizados nestes últimos dois anos e pelos que ainda virão. “Aplicamos recursos próprios da municipalidade na reforma dos prédios escolares porque sabemos da importância de um município ter educação de qualidade. A meta é que nossos alunos do ensino básico tenham a mesma preparação dos matriculados na rede particular de ensino, para que, futuramente, tenham as mesmas condições e oportunidades de ingressar no ensino superior e disputar uma vaga de trabalho. Este é um momento de muita satisfação para mim. Cada projeto que entregamos à comunidade é mais um dever cumprido. Com certeza, trabalharemos em ritmo acelerado até o fim de nossa gestão.”

Elizandra Manfrim Magossi