Sesi∕Senai e Prefeitura fazem abertura dos cursos da escola móvel

DSC_9961.png

Escola Móvel

Iniciação profissional é oferecida gratuitamente aos moradores; Formatura acontece no dia 3 de dezembro no auditório da Inspetoria do Crea

Desde a segunda quinzena de outubro o espaço ao lado do salão paroquial da igreja Nossa Senhora de Fátima em Iturama começou a receber a montagem da tenda móvel da escola do Serviço Social da Indústria (Sesi) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Minas Gerais (Senai-mg) para a realização dos cursos de iniciação profissional oferecidos gratuitamente a população em uma parceria com o Governo Municipal.

Com uma estrutura de chamar a atenção dos moradores, o Sesi, o Senai, a Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg) e a Prefeitura de Iturama realizaram a aula inaugural dos 13 cursos na manhã do dia 4 de novembro coordenada pela gerente do programa Joana D’Arc Oliveira Furtado. Ela conduziu as autoridades presentes pelas instalações, entre as quais estavam a presidente da Câmara Ana Lúcia Menezes Santos e a secretária de Educação do município, Rita de Cássia Donegá Salomão Lorenzato representando o prefeito Cláudio Tomaz de Freitas (Cláudio Burrinho) que estava viajando na data.

Os convidados conheceram toda extensão da tenda de 800m² climatizada enquanto a gerente falava sobre detalhes de cada curso como duração e metodologia. Ela enfatizou que a parceria com o município foi muito importante para a instalação da estrutura do município bem como o trabalho da Agente de Desenvolvimento, Fátima Mafra e da Associação Comercial e Industrial.

Finalizada a visita, a gerente reuniu alunos do turno da manhã, professores, imprensa e autoridades para a abertura oficial dos cursos. “Com esse projeto queremos mais que formar mão de obra para a indústria queremos dar o direito a vocês a cidadania e a inclusão,” dirigiu-se Joana D’arc aos alunos.

Segundo ela, outros cursos realizados pelos órgãos na cidade tiveram resultado positivo na vida dos participantes. “A empresa Kanzo aqui de Iturama contratou alunas do curso de Corte e Costura que nós já ministramos na cidade. Então, aqui é uma chance do aluno agregação de conhecimento, renda extra, o sonho do próprio negócio e até mesmo trabalhar como autônomo como é o caso das manicures.”

Mesmo não podendo estar presente no evento, o prefeito se manifestou em sua rede social. “Recebi as fotos da cerimônia de inauguração e estou muito feliz pelo interesse da população e também pela cidade receber este projeto que poucas cidades têm a oportunidade. Ele contempla pessoas que buscam a valorização do ofício e almejam conquistar espaço no mercado de trabalho”.
A gerente do programa destacou ainda que este é o primeiro uso da tenda e é a segunda montada em todo Estado Mineiro. “Além da gratuidade dos cursos, os uniformes e o material didático pedagógico são disponibilizados sem custos para os alunos”. A duração dos 13 cursos são estabelecidas de acordo com o cronograma do projeto,no entanto, a formatura das turmas acontecem no mesmo dia. “Será na Inspetoria do Crea de Iturama no dia 3 de dezembro a partir das 19 horas,”anuncia Fátima Mafra.

DSC_9951.png

DSC_9949.png