Secretaria de Indústria e Comércio assina carta de intenção para a vinda do Minas Fácil e da Sala Empreendedora

MF E SLIturama poderá ser sede do Minas Fácil e da Sala Empreendedora.

Ambos são ligados à Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (JUCEMG) e serão estabelecidos na sede do Centro Tecnológico do Trabalhador (CTT), na Vila Olímpica. A ideia é dar suporte e fortalecer os empreendedores da cidade. Foi assinada uma carta de intenção para a instalação desses órgãos no município na última semana.

O diretor de integração e interiorização da JUCEMG, Marcos Araujo de Oliveira, visitou Iturama e se reuniu com os secretários de Administração, Firmiano Borges, e de Indústria e Comércio, Randall Stabile. “Assinamos uma carta de intenção e agora aguardamos os trâmites legais do estado para que o Minas Fácil e a Sala Empreendedora estejam funcionando plenamente. De acordo com orientações do prefeito Anderson Golfão, vamos criar um ambiente favorável a criação de empreendimentos e desenvolvimento de empreendedores”, disse Randall.

O Minas Fácil possibilitará o acesso das empresas à junta comercial com maior agilidade. Ele atua em parceria com diversos órgãos: Receita Federal do Brasil (RFB), Secretaria de Estado de Fazenda (SEF/MG), Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMAD), Vigilância Sanitária (VISA) e Corpo de Bombeiros Militar (CBMMG). Por outro lado, a Sala Empreendedora trará um atendimento especializado aos empresários, desde a elaboração de um plano de negócios à treinamentos. Em Iturama, a JUCEMG possui um público de cerca de 2950 cadastros, sendo 1009 microempreendedores individuais e 1941 empresas ativas.

Com isso, em até 9 dias, o empreendedor poderá ter o contrato social registrado, o CNPJ, a inscrição municipal, o alvará de localização e, de acordo com a atividade, a inscrição estadual.