Na Data de 19 de Setembro do corrente ano, a Secretaria de Desenvolvimento Social de Iturama contando com a Secretaria Márcia Regina Fontoura, realizou através do CREAS - Centro de Referencia Especializado em Assistência Social que atua na Proteção Social Especial de Média Complexidade mapeamento e busca ativa de crianças e adolescentes a fim de erradicar o trabalho infantil tendo como parceiros a Polícia Militar.
Estratégias
* Apoio e acompanhamento das ações de defesa e responsabilização;
* Informação e mobilização a partir das incidências de trabalho infantil, para o desenvolvimento de ações de prevenção e erradicação;
* Identificação de crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil;
* Orientação com pais e responsáveis.
* Preservação e garantia de direitos.
O trabalho infantil constitui-se em uma questão complexa, composta por atores dos mais diversos interesses. Existem aqueles que defendem que o mercado deve ser livre a qualquer custo e os que acreditam que a classe social de certas crianças as colocam em um patamar fora da abrangência dos direitos humanos.
No Brasil, infelizmente, persiste uma compreensão distorcida sobre o trabalho prematuro. Para os adeptos dessa cultura, o trabalho previne a criminalidade e o uso de drogas ilícitas, garantindo assim um futuro profissional.
Em famílias que vivem em situação de risco ou vulnerabilidade social, o trabalho de crianças e adolescentes é considerado fundamental para garantir o acesso ao mínimo necessário para a sobrevivência do grupo familiar.
Todavia, contribui para a reprodução do ciclo da pobreza intergeracional vivenciadas por muitas famílias. Apresentando, como consequência principal, o prejuízo durante o processo de escolarização.
Abordagem social especial seguindo critérios e orientações da Resolução 109 do CNAS.
Presentes na Ação
Equipe Especializada
Maíla - Coordenadora do CREAS
Keila - Assistente Social CREAS
Carolina - Advogada CREAS
Polícia Militar
SGT Daniel
SD Ramos