Resolução nº023/2015 Publicação das Instituições Habilitadas para celebração de convênios com recursos do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Iturama/MG – FMDCA, após análise e aprovação da Comissão E

O CMDCA (CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE), no uso das atribuições legais, que lhe confere Lei Federal 8069/90, ResoluçãoConanda nº 137, de 21 de Janeiro de 2010 e tendo em vista o disposto na Lei Municipal nº. 3268/02 e 4.044/11, e

Considerando o disposto na Resolução 022/2015, que estabelece as diretrizes para aplicação e celebração de convênios com recursos do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Iturama – MG – FMDCA, para o ano de 2.015.

RESOLVE:

Art.1º - Publicar a relação das Inscrições das Entidades e dos programas e projetos Habilitados a receber repasse de recursos Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Iturama – MG – FMDCA, para a execução dos programas e projetos, abaixo relacionados:

RELAÇÃO DAS ENTIDADES E DOS PROGRAMAS E PROJETOS HABILITADOS

ENTIDADES

PROJETOS/PROGRAMAS

OBJETO

VALOR

Creche Deus Menino

Projeto: Um mundo a descobrir; ganhando autonomia.

Brincar é uma atividade voluntária e consciente, é uma forma de atividade social infantil onde a característica imaginativa e diversa do significado da vida, favorece uma ocasião educativa única para a criança. Sendo assim, é através da brincadeira que a criança representa o discurso externo e o interioriza construindo o seu próprio pensamento, desenvolvendo assim suas potencialidades. Neste sentido a brinquedoteca assume uma grande responsabilidade, pois é um espaço onde a criança passa a vivenciar situações do seu cotidiano e a criar e desenvolver sua própria personalidade, valores, éticos e atitudes diante outras crianças.

Valorizar o brincar significa oferecer espaços e brinquedos que favoreçam a brincadeira como atividade que ocupa o maior espaço de tempo na infância, com a aquisição de mobiliários e novos brinquedos, adequados para uso das crianças na Educação Infantil conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil.

3.249,98

Associação Religiosa e Beneficente Jesus Maria José - Centro de Promoção Humana JMJ - Casa da Criança

Projeto: “Oficina Música e Arte” – Aprendendo Violão.

Possibilitar à criança e ao adolescente de baixa renda, inscritos nesta entidade, o contato com o universo artístico musical através de oficinas de capacitação em violão, despertando assim o gosto pela música. * Desenvolver as habilidades culturais e artísticas na criança/adolescente; *Oferecer capacitação na área de violão;

* Estimular o desenvolvimento da autonomia e da potencialidade da criança/adolescente; *Estimular o desenvolvimento intelectual, cognitivo e motor da criança e do adolescente;

*Estimular autodisciplina, sensibilidade, coordenação, capacidade de memorização e concentração e outros tantos benefícios que a música proporciona.

R$ 3.250,00

APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Iturama

Projeto: Incentivando o Amor e o Cuidado à Natureza em Crianças, Jovens e Adultos Especiais da APAE

As brincadeiras são atividades voluntárias e conscientes, de maneira que os alunos possam se socializar na escola com colegas de turmas diferentes e idades diferentes que irão se interagir e misturar diversas imaginações com variados significados da vida, isso favorece uma ocasião educativa única para os alunos. Sendo assim, é através das brincadeiras que os alunos da instituição APAE da Iturama/MG poderão construir o seu próprio pensamento, desenvolvendo assim suas potencialidades.

Portanto a Brinquedoteca deve ter um amplo espaço que facilite o desenvolvimento da imaginação, espaços livres onde elas possam correr brincar, local para jogos pedagógicos, em especial o espaço para leitura onde poderão soltar sua imaginação, um teatro com fantoches onde os professores possam criar historias juntamente com seus alunos, para pintura e artes plásticas, para jogos e móveis com mesas, bancos, cadeiras de fácil manipulação para que permita a reorganização constante do local pelas crianças. É importante garantir um canto com espelho, maquiagens, roupas e fantasias para que as crianças possam utilizá-las nos períodos de jogos.

Devemos considerar também que ha um período em que as crianças e o adulto responsável pelo grupo (professores) possam conversar sobre as brincadeiras vivenciadas, as questões, e se colocaram o material que utilizaram os personagens que irão representar.

R$3.250,00

Art. 2º - Esta Resolução entrará em vigor na data de sua publicação.

Iturama-MG, 05 de Dezembro de 2015.

_____________________________

Fátima Alves Mafra