Prestação de contas do fundo municipal de saúde, referente aos exercício dos meses de Abril, Maio, Junho e Julho de 2011

Dra_Rejane

A Secretaria de Saúde de Iturama juntamente com o Conselho Municipal de Saúde, tem procurado assegurar com responsabilidade à todos os cidadãos de Iturama, ações de promoção e proteção, procurando identificar os riscos e as necessidades nas diferentes áreas para prevenção, tratamento e recuperação da saúde e da qualidade de vida da nossa população.
De acordo com a Emenda 29/2000 da Constituição Federal, que determina que o município gaste 15% com a saúde, nosso município tem cumprido a Lei, gastando até mais do que o que é determinado.

No mês de abril/2011 a saúde do município teria que investir R$899.079,09, valor que representa os 15% exigidos pela Emenda 29/2000 e de acordo com os dados apurados pela contabilidade, ficou constatado que foram investidos 19,34%, ou seja, R$1.159.451,76.
Em Maio/2011 os 15% seria R$892.783,64 e foi investido R$1.186.318,78 equivalente a 19,93%.
Em Junho/2011 os 15% seria R$851.563,38 e foi investido R$1.670.753,36 equivalente a 29,43%.
Outro acontecimento importante que se deu já no 2º Trimestre/2011:
A lavanderia do hospital foi desinterditada, possibilitando com isso, uma economia mensal de R$5.000,00 aos cofres do município, e mais, a comodidade de lavar as roupas nas próprias dependências do Hospital.

Em Junho/2011 também foram concluídas as obras de reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde do Bairro Tiradentes, com investimento de R$106.860,00.
Em julho/2011 foi adquirido pelo município, um moderno aparelho de ultrassonografia para o Ambulatório de Especialidades do Pronto Atendimento.
No 2º trimestre foram ainda adquiridos para a sala de emergência do Pronto Atendimento:
- 02 modernos monitores cardíacos;
- 03 pranchas rígidas para resgate;
- 01 foco cirúrgico auxiliar
- Material para montagem de 04 bandejas de intubação;
- 02 cadeiras de rodas para recepção do Pronto Atendimento;
- 02 cadeiras de rodas para o ambulatório de especialidades.
Ainda foi recuperada uma mala de resgate com equipamentos modernos que se encontrava em desuso a mais ou menos 08 anos.
- Também foi adquirido cadeiras de fios para os acompanhantes nos quartos de internação.

Através de parcerias com o Sindicato dos Produtores Rurais de Iturama, os profissionais da área de saúde têm realizado diversas capacitações:
- Doenças infecto parasitaria no ser humano;
- Saúde na terceira idade;
- Prevenção de acidentes no trabalho, e
- Saúde reprodutiva.

A estrutura da saúde do município hoje conta com:
- 07 PSFs
- 05 UBS
- NASF
- Ambulatório de Especialidades
- Unidade Móvel Odontológica (Ônibus)
- Clínica de Odontologia
- Pronto Atendimento
- Vigilância em Saúde
- CAPS – Centro de Atenção Psicossocial
- Dispensário de Medicamentos – Farmácia Básica
- CETASS – Centro de Transporte, Agendamento e Serviço Social.

NOTA: Dra Rejane Queiroz é Gestora do Sistema Único de Saúde do município.

Informações: Nelci Aparecida Gutierrez Camargo é Presidente do Conselho Municipal de Saúde.