Prefeitura Municipal e Secretaria Municipal de Educação promovem Dia do Currículo com discussões sobre currículo das escolas e formação de professores em todas as Escolas e CEMEIS Municipais

dia do curriculo 32
No último dia 21 de setembro, sábado letivo, aconteceu a Virada da Educação com o Dia do Currículo, para dar continuidade aos trabalhos de implementação do Currículo Referência de Minas Gerais (CRMG) nas escolas das redes municipais de Iturama – MG.

O objetivo do encontro foi para que toda comunidade escolar conhecesse e se envolvesse ativamente com o Novo Currículo e com o processo de revisão do Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola.

Nesse sentido, a data marcou um momento importante em que toda a comunidade escolar participou das discussões sobre Currículo e Projeto Político Pedagógico das escolas.

Os encontros aconteceram em todas as escolas de forma participativa e democrática, com debates, palestras com foco na proposta de orientar toda comunidade escolar sobre as mudanças no Currículo e reelaboração do PPP e Regimento Escolar.

Por meio da reflexão e diálogo orientador foram criados subsídios para a reformulação dos PPP de cada escola, reconhecendo suas especificidades, com ampla participação dos sujeitos, levando em conta o contexto sociocultural onde se insere tendo como foco a Educação que queremos e como cada sujeito contribuirá para a efetivação dessa proposta.

Foi um dia de reflexão, estudo e planejamento. Um momento de olhar para dentro da escola, para a formação do professor e para os anseios da comunidade com o objetivo de repensar todo fazer escolar.

Logo pela manhã, as escolas receberam alunos, professores e toda comunidade escolar com um delicioso café comunitário. Em seguida, todos participaram de palestras e discussões em plenárias com momentos de coleta de sugestões.

O Secretário Municipal de Educação Milton Junior Marrega, esteve presente em todas as escolas e pode observar o engajamento coletivo dos profissionais e a participação da comunidade de forma muito efetiva. Para Junior Marrega, secretário de Educação, a grande importância dessa formação é dar voz a todos os atores da comunidade escolar de estarem participando da reelaboração dos novos documentos.

A coordenadora do Núcleo Pedagógico Telma Regina da Silva foi convidada para falar sobre a Base Nacional Comum (BNCC) desde a sua formulação até a homologação e principais alterações que este documento base apresenta para a Educação Nacional.

As supervisoras de Ensino Luzia Magna Soares Alvarenga e Rosecler Silva Moreira Leonel também participaram falando sobre o Currículo Referência de Minas Gerais (CRMG) e sobre o Projeto Político Pedagógico da escola, destacando as inovações dos componentes curriculares e propostas para revisão dos Projetos Escolares.

Ao realizarem as ações propostas para o Dia do Currículo juntamente com a comunidade escolar, os gestores evidenciaram o objetivo que foi mostrar para a comunidade que sempre é possível pensar em ações para melhorar a realidade escolar, além de permitir o engajamento dos atores presentes.

Todo esse movimento em prol da Educação encontra respaldo na administração municipal. O prefeito Anderson Golfão não tem medido esforços para promover a Educação Municipal, possibilitando ações de apoio para toda Rede.

Parabéns a todos os envolvidos!

Por Luzia Magna Soares Alvarenga

dia do curriculo 1