Prefeitura de Iturama oferece suporte a romeiros da Peregrinação de Santa Rita de Cássia

IMG 6970Acontece, neste domingo, a Peregrinação de Santa de Cássia.


O evento religioso contará com o apoio da Prefeitura de Iturama, que preparou uma estrutura para garantir a segurança e tranquilidade dos romeiros. Fiéis católicos sairão da Igreja de Santa Rita, no bairro Newton Cardoso (400 casas), com destino ao distrito de Alexandrita, a partir das 22h. Antes, com a presença do bispo da Diocese de Ituiutaba, Dom Irineu Andreassa, haverá uma missa e a inauguração da imagem de Santa Rita em Iturama, a partir das 19h.


Para dar suporte aos romeiros, durante o trajeto foi colocado um ponto de apoio a cada seis quilômetros do percurso. Esses locais são destinados a alimentação, atendimentos de saúde e possuem banheiros químicos. Três ambulâncias estão disponíveis para uso exclusivo dos peregrinos, em caso de necessidades. Haverá ainda o apoio da Polícia Militar, Polícia Militar Rodoviária, Corpo de Bombeiros e DER. Serão entregues coletes refletivos gratuitamente e a rodovia será toda sinalizada, para garantir a segurança dos fiéis.


“Essa caminhada é uma tradição para Iturama, Alexandrita e todos os fiéis da região que agem com um gesto de agradecimento à Santa Rita de Cássia. A estrutura montada é para acolher e dar apoio aos romeiros de nosso município e de outros lugares”, disse o prefeito Anderson Golfão.


Além disso, serão inauguradas duas imagens de Santa Rita. Cada imagem possui 7 m de altura. Elas foram produzidas pelo santeiro Deoclécio Soares Diniz, o Mestre Bibi, especialista em artefatos religiosos com experiência nacional e internacional. “Essas imagens representam muito para os fiéis de Santa Rita de Cássia, a santa das causas impossíveis, como é conhecida. Elas vão de encontro com a tradição da caminhada de fé desses romeiros”, disse o prefeito Anderson.


História da peregrinação


As terras do Distrito de Alexandrita foram doadas em 1850 pelo casal José Alves de Oliveira e Rita Maria de Jesus para a formação de um povoado. Ambos eram devotos de Santa Rita de Cássia e doaram 82 alqueires da Fazenda Monte Alto e para a santa, por meio da Diocese de Uberaba.


Ali se iniciou o Povoado de Monte Alto às margens do Ribeirão do mesmo nome. Em 1954, foi elevado a Distrito com o nome de Alexandrita em homenagem a D. Alexandre, bispo de Uberaba, que visitava o povoado em trabalho pastoral, e à Santa Rita de Cássia, padroeira do Distrito.


A devoção manifestada antes, no reduto dos poucos moradores do povoado e dos fazendeiros com seus agregados, hoje congrega fiéis devotos de vários municípios para cumprir promessas e agradecer aos milagres que receberam.