Prefeitura de Iturama instala equipamentos esportivos em praças, ginásio e na Avenida Prefeito Juca Pádua

Para estimular prática de atividade física na população ituramense, a Prefeitura de Iturama através da Secretaria de Esporte e lazer, está finalizando a instalação de aparelhos de ginástica em 04 locais públicos. Planejados para oferecer exercícios leves a moderados, os equipamentos convidam a população abandonar o sedentarismo, de maneira gratuita e divertida.

Já foram instalados na Av. Prefeito Juca Pádua, próximo a imagem do Sagrado Coração de Jesus, Praça do Bairro Santa Rosa, Praça do Bitelo no bairro Alcides Veríssimo e está em processo instalação na Praça Ermelindo Longo ao lado Ginásio Poliesportivo. Foram investidos R$ 124.089, 74 (Cento e vinte quatro mil, oitenta e nove reais e setenta e quatro centavos) recurso do Ministério da Cidadania, por intermédio do Deputado Federal Zé Silva do Solidariedade.

“Os equipamentos estão presentes em um ambiente mais agradável para o exercício. Como são ao ar livre, é recomendável exercitar-se no começo da manhã, ou ao fim da tarde, quando o sol e o calor são menos intensos”, explica o Prefeito Anderson Golfão. Outra recomendação é utilizar os aparelhos após uma caminhada ou corrida leve. Assim, a atividade física fica mais completa, com exercícios aeróbios somados ao desenvolvimento da amplitude articular, da flexibilidade, da postura e do equilíbrio, proporcionados pelos aparelhos.

“Vamos imaginar uma pessoa sedentária. O uso do equipamento é a porta de entrada para ficar ativo. É também um convite para que ela procure novas atividades e novos desafios”, afirma o Secretário Municipal de Esporte e lazer, Juliano Dantas.

Pela facilidade e simplicidade dos movimentos e pela baixa intensidade dos exercícios, as academias são voltadas principalmente para o público idoso. Cada um deles propicia o treino de um movimento corporal importante, com a utilização de diferentes grupos musculares e articulações do corpo.
Vale destacar, que no período da pandemia as pessoas devem evitar aglomerações para frear o contágio do Covid-19.