Prefeitura de Iturama comunica o cancelamento da romaria de Santa Rita de Cássia para Alexandrita

Prefeitura de Iturama comunica o cancelamento da romaria de Santa Rita de Cássia para Alexandrita

Por medida de precaução ao coronavírus, e de acordo com as orientações que estão sendo determinadas pelos órgãos de saúde e governamentais para que sejam evitadas aglomerações, a Secretaria Municipal de Cultura de Iturama comunica que a Romaria que acontece com apoio da prefeitura todos os anos na noite de 21 para 22 de maio, este ano está cancelada.

Essa medida é para resguardar a saúde das pessoas, uma vez que a atividade religiosa recebe centena de devotos, o que estaria expondo essas pessoas ao risco da contaminação.

“Neste momento é difícil imaginar um evento dessa proporção. Precisamos esclarecer as pessoas, através dos meios de comunicação, sobre o perigo dessas aglomerações. Nesta época do ano o clima está mais frio, o que segundo especialista o vírus fica mais resistente. É importante que as pessoas entendam a gravidade do problema''. destacou o prefeito Anderson Golfão.

Ele ainda, lembrou que a capacidade de contaminação pelo novo coronavírus é muito alta e que é importante que as pessoas comecem a entender a gravidade atual do vírus. “Nós sabemos o quanto é forte no coração das pessoas a fé na Romaria de Santa Rita de Cássia, mas é importante que todos entendam a gravidade do momento. Não podemos ter um fluxo grande de pessoas aglomeradas neste momento tão delicado da pandemia”, reiterou.

O Santuário Diocesano de Santa Rita de Cássia, que tem a frente o Padre José Carlos, também está tomando todas as medidas necessárias para evitar aglomerações. A novena teve início no dia 13 e vai até o dia 21 com transmissão ao vivo pelo facebook.

No dia 22 de maio, dia dedicado a Santa Rita de Cássia, ás 09 horas terá início a carreata pelas ruas de Alexandrita. Para evitar aglomeração o Padre, José Carlos, convida os fiéis a fazer um altar na porta de sua casa com a imagem de Santa Rita (caso tenha). E as 19 horas haverá missa em ação de Graças no santuário com transmissão ao vivo pelo facebook.

A Igreja estará aberta para visitas e orações, mas a orientação é que as pessoas estejam de máscaras e evitem aglomerações.

Em respeito ao decreto de isolamento social, a festa social, que todos os anos é abrilhantada pela banda Estrela Super Som, não acontece este ano. Mas, a paróquia espera receber doações em dinheiro em valores correspondentes a frango, leitoa, bezerras e demais prendas, que deverão ser entregues no escritório paroquial, podendo também ser divididas em 04 parcelas. Toda a arrecadação será em prol a manutenção da paróquia.