Com foco na reativação da AMVARIG (Associação dos Municípios do Vale do Rio Grande), mais uma reunião foi realizada em Iturama, na tarde desta quinta-feira (4).
Prefeitos e representantes de oito cidades da região participaram do encontro e debateram formas de gestão da entidade. Em virtude do cenário econômico instável, a ideia é que essas parcerias possam fortalecer esses municípios na busca de recursos em conjunto, de maneira integrada. Os objetivos podem ser alcançados em áreas como saúde, educação e segurança pública.
A entidade será composta pelos municípios de Iturama, União Minas, Carneirinho, São Francisco de Sales, Frutal, Limeira do Oeste, Fronteira e Itapagipe. Este foi o terceiro encontro do grupo. Na pauta, o debate sobre temas técnicos da viabilidade da entidade voltar a atuar. “Está sendo feito um levantamento sobre a documentação necessária para reativação, os créditos e débitos existentes e para uma próxima reunião definirmos a diretoria da AMVARIG que seguirá os trabalhos”, disse o procurador-geral de Iturama, Afonso Celso Praes, que representou o prefeito Anderson Golfão.
Para José Sebastião de Oliveira (Zé da Patrola), prefeito de São Francisco de Sales, a união dos municípios é fundamental na busca de melhorias das condições de vida da população. “A união faz a força e é por meio dessa união que vamos conquistar recursos no governo estadual e no governo federal para toda a região”, afirmou.
O prefeito de Fronteira, Marcelo Passuelo, destacou o empenho do envolvidos na causa. Segundo ele, após a reestruturação será definido um plano de trabalho entre cada participante. “Estamos em análise da melhor estratégia de atuação. Depois disso, a associação pode contribuir com consórcios de saúde, de turismo e auxiliar no avanço desses municípios”, ressaltou.
A prefeita de Frutal, Maria Cecília Marchi Borges (Ciça), reforçou o apoio à causa. “Todos estão atuando com muito companheirismo e dedicação para que a entidade volte a atuar. E acredito que estamos no caminho certo”, disse.
Por fim, o secretário de Planejamento de Itapagipe, José de Freitas Maia (Zé Maia), falou sobre como o compartilhamento de experiências pode ajudar o desenvolvimento regional de forma integrada. “Todos estão reunidos e debatendo ideias para a solução de problemas da região e dos municípios de maneira individualizada. Esse é um ponto fundamental na gestão pública”, finalizou.