Na abertura da II Feira Literária e Exposição
Fotos: Aldair de Lima
Na abertura da II Feira Literária e Exposição
Fotos: Aldair de Lima
“Neste ano conseguimos que a Divisão de Cultura fosse transformada em Secretaria para que as ações fossem mais afirmativas, como hoje são. Um dos exemplos é o evento do qual participamos. Temos também de ressaltar os importantes resultados obtidos pela Secretaria Municipal de Educação, com avanços consideráveis no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Em 2010, Iturama obteve 6.0, enquanto que o compromisso nacional era 4.8. A meta já atingida pelo município é proposta para ser alcançada nacionalmente apenas em 2021”, considera o prefeito.
Segundo o secretário municipal de Comunicação, Romes Damacena, a II Feira Literária e Exposição de Objetos Antigos incluem atividades de mobilização dos cidadãos para fortalecer o patrimônio cultural de Iturama. “Vemos o empenho das equipes do Patrimônio, da Biblioteca, da Faculdade Fama, Credirama Viva e das escolas para oferecermos um universo de leitura e o resgate histórico à comunidade.”
Homenagens
A abertura do evento também foi marcada por homenagens. Representando a Divisão de Patrimônio Cultural, as senhoras Aldeni Janones e Marines de Paula Queiroz entregaram o troféu “Cidadão Parceiro do Patrimônio Cultural de Iturama” às equipes da Fundação Credirama Viva e Faculdade Fama.
Para a Fundação Credirama Viva, a homenagem foi pela participação no projeto de Educação Patrimonial – 2010, exposto durante a X Feira Cultural “Iturama e Região Mostram seus Talentos”, na categoria pesquisa, maquete e vídeo sobre o bairro Jardim Boulanger e a Vila Cruzeiro.
Os agradecimentos foram para Tereza Márcia Queiroz Pontes, diretora pedagógica; Adriana Marrega e Juliana Cristina, da coordenação pedagógica; à Maria José Lopes, professora responsável pelo projeto; Marilurdes, professora auxiliar; e para os alunos da fundação Credirama Viva. A equipe recebeu o troféu das mãos da senhora Aldeni.
A entrega do troféu “Cidadão Parceiro do Patrimônio Cultural de Iturama”, para a Faculdade Aldete Maria Alves, foi pela participação no projeto de Educação Patrimonial – 2010, exposto durante a II Jornada Mineira do Patrimônio Cultural, realizada nesta sexta, - categoria: pesquisa, catalogação e exposição de objetos antigos.
Receberam agradecimentos especiais a diretora Eva Dias de Freitas; Diego Lelis Ferreira, da coordenação de pesquisa e extensão; o professor de história/sociologia e antropologia do curso de Pedagogia, Leo Huber; para as turmas do curso de pedagogia da fama e para a professora Naime Souza Silva, coordenadora do curso de pedagogia. O troféu foi entregue pela senhora Marinez.
Aproximar os livros da comunidade foi oportunidade ressaltada por Keria Patrícia do Nascimento e Daniely Machado Freschi, representantes de uma das livrarias que montaram estandes na Feira. “Nossas expectativas são positivas, mas mesmo que não realizemos todas as vendas esperadas, o evento é muito importante para mostrarmos o nosso trabalho e os produtos que temos a oferecer”, contam.
A Feira foi programada para possibilitar 12 horas de atividades culturais ininterruptas, com apresentações e exposições de livros e objetos antigos.
Assessoria de Comunicação
Elizandra Manfrim Magossi
Tel: 34 3411 9512
e-mail: