Prefeito Anderson Golfão Investe em Revitalização da Sinalização Horizontal de Trânsito e Iturama fica mais Bonita

sinalizacao 2

O prefeito Anderson Golfão, não tem medido esforços para buscar recursos e investimentos para melhorar a vida da população de Iturama e Alexandrita.

Quem transita centro da cidade, já consegue notar o trabalho no reforço da sinalização horizontal em outros pontos que deverá ser estendido aos bairros e em seguida ao distrito de Alexandrita, sob a determinação do prefeito Anderson.

Os trabalhos de revitalização já contemplaram no centro da cidade, a Rua Ituiutaba com Avenida Belo Horizonte; Ituiutaba/Rio Grande, continua esta semana, revitalizando demais pontos, com reforço nas faixas de travessia de pedestres, nos redutores de velocidade, na pista de rolamento e também as linhas de bordos, com objetivo de organizar o fluxo de veículos e pedestres, no controle e orientação.

A revitalização da sinalização horizontal tem a finalidade oferecer um transito mais seguro e fornecer informações que permitam aos usuários das vias adotarem comportamentos adequados, de modo a aumentar a segurança e fluidez do trânsito.

Essa é uma das ações realizadas prefeitura municipal, que visam reforçar sinais de trânsito, com o objetivo de proporcionar melhor fluidez no trânsito e maior segurança dos veículos e pedestres que nela circulam.

Com esse serviço, além da segurança oferecida, as ruas e avenidas da cidade ganham um novo e colorido visual como também agradável chamado de alerta aos usuários.

A prefeitura de Iturama, preocupada com a segurança no trânsito destaca importantes dicas para pedestres e condutores de veículos.

Dicas para os motoristas

- Trafegue na faixa certa: em baixa velocidade, conserve-se na faixa da direita. Você se mantém mais seguro e não atrapalha o trânsito;

- Cuidado nas ultrapassagens: só ultrapasse pela faixa da esquerda. Você evita surpresas para você e para o motorista da frente;

- Atenção ao sinal amarelo: não faça do sinal amarelo um complemento do verde. Pare e evite acidentes com carros e pedestres.

- Buzina só em último caso. Evite ficar buzinando o tempo todo. Isso só causa stress e sustos desnecessários. Quando o carro à sua frente estancar no sinal, tenha paciência e aguarde. Antes de buzinar, lembre-se que poderia ser você.

- Fazer "pega" nas ruas é crime.

- Rua não é pista de corrida.

- Acidentes durante "pegas" geralmente matam motoristas e transeuntes inocentes.

- Não utilize celular. É proibido usar telefone celular enquanto se dirige. Quando o seu tocar, estacione o carro em local seguro e só então atenda. Falar no celular atrapalha a concentração e provoca acidentes graves.

- Estacione sempre corretamente. Nunca pare em fila dupla, principalmente em frente a escolas. Isso tira a visão dos motoristas que passam e das crianças que atravessam a rua. A calçada é lugar de pedestre, não de carro.

- Cinto de segurança é obrigatório.

- Não abra mão de sua segurança.

- Para não amassar as roupas use um pano entre elas e o cinto, ou use acessórios acolchoados nos cintos. Torne a colocação do cinto um procedimento automático assim que entrar no carro.

- Faixa de pedestre: o próprio nome já diz tudo. Não pare o carro sobre ela. É contra a lei.

Espera-se que cada cidadão, de posse desses conhecimentos, assuma com responsabilidade os direitos e deveres respectivos, por conhecer o comportamento correto e preventivo, e aprenda a pautar a própria conduta no trânsito de acordo com as normas preventivas, para evitar imprudências que ocasionem situações de risco.

Dicas para os pedestres:

- Zele pela sua segurança, ao fazer a travessia das ruas e avenidas, utiliza sempre a sua faixa.

- Faça a travessia sempre em faixa de segurança;

- Jamais atravesse pela frente ou pela traseira de um ônibus ou outro veiculo, pois o condutor que estiver vindo poderá não visualizá-lo;

- Nunca atravesse driblando os carros em movimento;

- Olhe para os dois lados antes de atravessar, mesmo se a rua for de mão única;

- Quando fizer a travessia, escolha um lugar onde você tenha boa visão dos veículos e possa ser visto facilmente pelos motoristas, de preferência na esquina.

- Não atravesse a rua correndo, nem faça brincadeiras durante a travessia;

- Nunca espere abaixo do meio-fio o momento para fazer a travessia;

- Respeite a vez do motorista. Nunca tente atravessar se o sinal estiver aberto para os carros. Se ocorrer um acidente a culpa será sua;

- Utilize as passarelas para pedestres nas grandes avenidas ou rodovias. Não tenha preguiça nem queira encurtar o caminho. Você pode estar encurtando a sua vida;

- Trazer sempre presos à coleira e afastados do meio-fio, animais com os quais circule eventualmente.

sinalizacao 3

sinalizacao 4