Pluralidade Cultural é foco de projeto escolar

              Dalva Garrido foca a diversidade do patrimônio etnocultural

                 brasileiro em semana que resgata o folclore brasileiro

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Foto: Aldair de Lima

Divulgar a diversidade do patrimônio etnocultural brasileiro, cultivando atitude de respeito a pessoas e grupos que a compõem, reconhecendo a diversidade como um direito dos povos e dos indivíduos - elemento de fortalecimento da democracia – foi o foco do projeto “Pluralidade Cultural”, realizado pelos alunos da Escola Municipal Dalva Barbosa Garrido.

 

A iniciativa faz parte das comemorações do Dia Folclore, 22 de agosto, e foi encerrada na manhã desta quarta-feira, com a apresentação de uma série de atividades alusivas à data: cantigas, rodas, lendas, parlendas, danças, brincadeiras, trava-língua, etc.

A bibliotecária Sebastiana Silva Freitas, idealizadora do “Pluralidade Cultural”, conta que o projeto foi criado em 2000 e implementado na escola Dalva Garrido um ano depois. “Esta é uma ação que faz com que as novas gerações possam conhecer mais de perto toda uma tradição e costumes seguidos por nossos pais e avós. Isto é manter viva a memória de nossos antepassados.”

Segundo ela, a atividade também visa desenvolver e cultivar atitudes de respeito para com aqueles que sofrem discriminação. “O 22 de agosto foi instituído como o Dia do Folclore Brasileiro por meio de decreto federal em 1965. Folclore trata-se de um conjunto de todas as tradições, lendas e linguagem, artesanatos e vestimentas. Serve para compreender o mundo em que vivemos: folk significa povo e lore conhecimento. Isso quer dizer conhecimento popular”, explica Sebastiana.

O projeto na escola Dalva é desenvolvido em conjunto com as também bibliotecárias Vanessa Silva Freitas Melo e Maria das Graças Leite e apoio da diretora Vânia Moreira Freitas. A iniciativa envolveu 510 alunos dos ensinos Infantil e Fundamental, dos períodos da manhã, tarde e do integral, entre os dias 16 e esta quarta-feira.   

 

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