Patrimônio histórico e Cultural

DSC_01081.jpg

Exposição Oficina mostra trabalho de preservação na região da hidrelétrica

 

A AES Tietê por meio da empresa Documento trouxe a Iturama Exposição Oficina “Programa de Gestão do Patrimônio Arqueológico, Histórico e Cultural Aproveitamentos Hidrelétricos da AES Tietê: os desafios e ações para a preservação e valorização do Patrimônio Cultural”.

 

Por meio de banners foram expostos todo material de pesquisa do patrimônio das onze regiões da Bacia do Rio Grande entre Minas Gerais e São Paulo ao qual o Município também faz parte, Iturama está no grupo devido sua proximidade ao reservatório da hidrelétrica de Água Vermelha. Área esta que ao ser pesquisada verificou-se a existência de 33 sítios que desde então são monitorados pelas equipes.

 

Este é o terceiro ano que a equipe volta à cidade com intuito de envolver a comunidade, instituições, prefeituras e demais órgãos nas ações do programa que resultem no resgate histórico e cultural da região. Aberto para comunidade, a equipe aproveitou a visita da turma de alunos das escolas estaduais Nossa Senhora de Lourdes e Antonio Ferreira Barbosa para expor o resultado de toda pesquisa realizada até o momento.

 

Além dos conteúdos teóricos, os convidados puderam acompanhar a simulação de escavações dentro de um sítio escola, preparado dentro da área externa da Casa da Cultura. “É um momento que mostramos de que forma realizamos nosso trabalho, que, requer atenção e muita técnica para não modificarmos a área que está sendo estudada, afinal é um local de preservação”, explica Marian Helen Rodrigues, mestre em Arqueologia e Especialista em Preservação Patrimonial.

 

Segunda ela, todo esse trabalho que continua durante os próximos dois anos está sendo feito devido à falta de estudos de impactos ambientais e sociais na época da instalação da usina hidrelétrica nas regiões de sua abrangência, condição hoje obrigatória. Outras informações sobre o programa podem ser lidas no blog http://documentoculturalaestiete.com/.

 

Da Assessoria
Fotos Aldair Lima∕ Marcos Antonio

 

DSC_01211.jpg